Covid-19: Dona da Zara e Massimo Dutti fechou as 335 lojas que tem em Portugal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 18 mar 2020 (Lusa) - O grupo espanhol Inditex, dono da Zara e Massimo Dutti, entre outras marcas, decidiu fechar "temporariamente" a partir de hoje as 335 lojas que tem em Portugal devido ao novo coronavírus, disse fonte da empresa à agência Lusa.

"Seguimos as recomendações de várias instituições e, principalmente, queremos apoiar a luta contra a pandemia", disse a fonte oficial da empresa com sede em Arteixo, na Galiza, região espanhola que faz fronteira com o norte de Portugal.

A multinacional galega líder mundial da venda de roupa a retalho fechou as suas 1.600 lojas em Espanha no sábado passado, no mesmo dia em que o Governo instituiu o 'estado de emergência' que a partir do dia seguinte, domingo, impôs o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais, com exceção daqueles de produtos de primeira necessidade.

O grupo Inditex tem em Portugal 85 lojas Zara, 50 Pull&Bear, 48 Bersha, 44 Stradivarius, 41 Massimo Dutti, 33 Oysho, 28 Zara Home e seis Uterque e importa produtos de 161 fornecedores com 1.344 fábricas.

A empresa anunciou que obteve um lucro de 3.639 milhões de euros no seu último exercício (de 01 de fevereiro de 2019 a 31 de janeiro de 2020), 6% superior ao do exercício anterior, e constituiu uma provisão de 287 milhões de euros para o impacto no negócio do Covid-19.

FPB // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.