Covid-19: Atletas estão "extremamente apreensivos" com caminho para Tóquio2020

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 18 mar 2020 (Lusa) - Os atletas portugueses que procuram a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 estão "extremamente apreensivos" com o que a pandemia de Covid-19 provocou no mundo do desporto, disse o presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.

Segundo explicou à Lusa o antigo desportista João Rodrigues, muitos dos portugueses que procuram ainda chegar aos Jogos têm o seu treino "muitíssimo condicionado" e as várias provas de qualificação olímpica, nas modalidades que dão acesso aos 43 por centro de atletas que ainda falta apurar a nível mundial, têm sido sistematicamente canceladas devido à pandemia.

"Tenho de dar aos atletas os meus parabéns pela forma cívica como encararam esta pandemia. Todos acataram as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, claro que a contragosto, porque ninguém queria fazer isto. Toda a preparação está altamente condicionada", acrescentou.

Num momento em que a evolução da situação "ultrapassa e esmaga" os esforços de lidar com o problema, as "dificuldades acrescidas" criadas pelo cancelamento de provas e condicionamento da preparação acresce à dificuldade que é, "em condições normais, o apuramento para uns Jogos, que já requer uma enorme dose de resiliência e lidar com o stress".

Esta Comissão criou nas últimas semanas uma linha de apoio, que tem tido "muitos contactos" de desportistas, que procuram esclarecer "dúvidas, perguntar por desenvolvimentos e como podem treinar".

"Não há instalações de treino, porque quase na totalidade estão fechadas, sem locais de treino consignados. Os atletas têm consciência que estamos em estado de emergência e a melhor forma de prevenir a epidemia, sabem os cuidados. (...) O que vamos fazer é encontrar soluções que não ponham em causa a integridade dos atletas", afirmou.

Nesse sentido, João Rodrigues revelou ainda que o Comité Olímpico de Portugal (COP) já entrou em contacto com o Governo para que sejam encontradas soluções para os desportistas lusos, à semelhança do que se passa em Itália ou China, com espaços isolados destinados a esse fim, e disse esperar "sensibilidade" da parte governamental.

O dia de hoje marcou um encontro entre comissões de atletas dos 206 países participantes e o Comité Olímpico Internacional (COI), na qual ficou claro que muitos dos problemas enfrentados em cada país também o são "à escala global".

Quanto à decisão de manter a realização de Tóquio2020 nas datas previstas, entre 24 de julho e 09 de agosto, e para o qual já estão XX portugueses apurados, João Rodrigues explicou que a resposta do COI assenta "no grupo de trabalho que constituiu em volta da questão, e que envolve pessoas com o conhecimento de causa e envolve a Organização Mundial de Saúde".

"Esse grupo sustenta que ainda há condições para que os Jogos se mantenham nas datas previstas. É com base nessa premissa que o Comité mantém a posição. O que nós temos de fazer é adaptar-nos para chegar a Tóquio2020. Para uns será mais fácil do que para outros. Há muitos atletas retidos em casa, em isolamento social, e aí dificilmente conseguirão manter o treino como deve ser", considerou.

Uma coisa é certa para o presidente do órgão que representa os atletas: "Independentemente de serem adiados ou não, dificilmente os atletas que estiverem nos Jogos Olímpicos poderão sentir que tiveram as condições para chegar no melhor nível".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 84.000 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

A Assembleia da República aprovou hoje o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se já por 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.978 mortes para 35.713 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.350 casos), a Espanha, com 558 mortes (13.716 casos) e a França com 175 mortes (7.730 casos).

SIF // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.