Pagamentos em atraso voltam a subir em Fevereiro para os 1.980 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mar (Lusa) - Os pagamentos em atraso há mais de 90 dias voltaram a subir em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, para os 1.980 milhões de euros, mais 24 milhões do que em janeiro, segundo números da DGO.

De acordo com a síntese da execução orçamental de fevereiro, hoje publicada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), esta evolução "ficou a dever-se essencialmente aos hospitais EPE", cujos pagamentos em atraso aumentaram em 27 milhões de euros, para os 693 milhões de euros em fevereiro.

Nas administrações públicas, no entanto, os pagamentos em atraso reduziram-se em três milhões de euros, estando em dívida há mais de 90 dias um total de 1.176 milhões de euros, uma evolução que se deve sobretudo à administração central excluindo o setor da saúde e a administração local.

Fevereiro foi o terceiro mês consecutivo em que o montante dos pagamentos em atraso aumentou face ao mês anterior: depois de, em dezembro, o Estado ter 1.897 milhões em dívidas por pagar há mais de 90 dias, em janeiro, esse valor subiu para os 1.956 milhões e, em fevereiro, voltou a subir, para os 1.980 milhões de euros.

No âmbito do programa de resgate, a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) exige que o valor dos pagamentos em atraso há mais de 90 dias não possa crescer face ao valor registado no final do ano anterior.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.