Covid-19: Hospitais de São João, Santo António e de Cascais vão receber 55 ventiladores

Covid-19: Hospitais de São João, Santo António e de Cascais vão receber 55 ventiladores
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou hoje que vão ser entregues 55 ventiladores aos hospitais locais de São João e Santo António e ao de Cascais (Lisboa), para suprir necessidades imediatas perante a epidemia de Covid-19.

"Promovemos a aquisição de 50 ventiladores que virão de Shenzhen (China) nos próximos dias, estamos a tratar naturalmente das questões logísticas de transporte, mas o procedimento contratual está feito", afirmou Rui Moreira aos jornalistas à margem da visita ao centro de rastreio para a doença Covid-19 instalado no Queimódromo.

De acordo com o autarca, "esses ventiladores serão entregues a hospitais: 25 ao Hospital de São João, 20 ao Hospital de Santo António e cinco ao Hospital de Cascais, em articulação com o presidente da Câmara de Cascais".

O independente revelou ainda que "há mais cinco ventiladores que já foram adquiridos por uma empresa privada e que serão entregues ao Hospital de São João".

Aos jornalistas, Rui Moreira referiu que há uma empresa disponível para pagar os ventiladores "se for preciso".

Segundo o presidente da autarquia, os ventiladores a entregar naquelas duas unidades de saúde do concelho representam "aquilo que foi apresentado pelos dois hospitais como as suas necessidades imediatas", às quais a câmara está "a tentar prover".

Na sexta-feira, o presidente da Câmara do Porto anunciou, numa conferência de imprensa via Internet, que estava em contacto com as autoridades chinesas, através do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau, para trazer para o Porto ventiladores novos, produzidos em Shenzhen, máquinas capazes de salvar vidas aos doentes com a Covid-19.

"Entrei também em contacto com os nossos parceiros na China, nomeadamente em Macau e Shenzhen, onde ainda recentemente estive e estabeleci contactos ao mais alto nível, nomeadamente com o Mayor de Shenzhen, a mais tecnológica cidade do mundo. A ideia é podermos importar de Shenzhen equipamentos essenciais para acudir aos infetados em situação aguda, como é o caso de ventiladores que são produzidos naquela cidade chinesa e com certificado europeu", disse.

Um dia depois, a autarquia, na sua página oficial da Internet, garantiu que o presidente tinha já estabelecido "ligação entre Shenzhen e o Hospital de São João para trazer ventiladores da China".

"Neste momento está já identificado o produtor que está disponível para enviar os ventiladores e outro material médico para o Hospital de São João, o que está a ser articulado com o Conselho de Administração daquela unidade de referência", explicou a autarquia.

À data, contactado pela Lusa o Centro Hospitalar Universitário de São João confirmava os contactos com a Câmara do Porto, adiantando que estavam a ser apuradas as necessidades daquela unidade de saúde.

Portugal regista já duas mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico da pandemia da Covid-19 divulgado hoje pela DGS.

A região Norte é aquela que regista o maior número de casos confirmados (289), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (243), da região Centro (74) e do Algarve (21).

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.