Covid-19: Primeiros dois doentes no Alentejo infetados fora da região

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 18 mar 2020 (Lusa) -- Os primeiros dois casos positivos de Covid-19 no Alentejo foram confirmados na terça-feira e são de pessoas que contraíram a infeção fora da região, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

Em comunicado da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo, a diretora do Departamento de Saúde Pública, Filomena Araújo, esclareceu que estes casos positivos "estão na linha do expectável pela situação epidemiológica em curso" e que "mais casos" virão a ser registados.

A mesma responsável da ARS pediu à população para que "não entre em pânico" e não adote "medidas discriminatórias e de invasão de privacidade" dos doentes.

Os primeiros casos positivos da pandemia de Covid-19 no Alentejo "demonstram que o trabalho promovido pelos serviços de Saúde foram efetivos e que temos que continuar a promover a sua permanente adequação", frisou Filomena Araújo.

Até terça-feira, lembrou, "todos os casos suspeitos identificados" no Alentejo, "que precisaram de realizar testes, os mesmos foram realizados, tendo todos sido negativos para coronavírus".

Por parte de "todos os cidadãos", segundo a Autoridade de Saúde Regional, "importa manter as medidas que promovem a contenção da doença, a nível individual e coletivo".

Filomena Araújo apelou também à "participação ativa de todos para que sigam as recomendações que forem sendo difundidas, de acordo com a evolução da situação" relativa à pandemia de Covid-19, frisando que "o Alentejo e todos os que residem e trabalham" na região "saberão estar unidos na luta contra este desafio global enorme".

No comunicado, a responsável pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo lembra as recomendações para a população sobre as medidas de prevenção: o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas), a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos), e o recurso preferencial ao contacto com a linha SNS24 -808242424

O Alentejo registou os primeiros dois casos de Covid-19, segundo o boletim hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que mais de 85% dos doentes estão a recuperar em casa.

De acordo com os dados da DGS, das 642 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal, 89 estão internados e 553 estão a recuperar em casa.

Há 4.074 casos em que o teste deu negativo e 351 casos a aguardar resultado laboratorial.

O boletim da DGS indica ainda que desde o dia 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.

Portugal regista duas vítimas mortais da doença e três doentes já recuperados.

RRL (SO) // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados