Covid-19: "Elevado número de casos" leva Espinho a ativar plano de emergência

Covid-19: "Elevado número de casos" leva Espinho a ativar plano de emergência
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Espinho, no distrito de Aveiro, ativou hoje o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil para o concelho, onde existem cinco casos confirmados de infeção com o novo coronavírus (Covid-19).

No despacho, a que a Lusa teve acesso, Joaquim Pinto Moreira justifica a medida com o “elevado número de casos confirmados com a infeção Covid-19 nos municípios limítrofes de Espinho, nomeadamente em Santa Maria da Feira e Ovar”, sendo que este último, que faz fronteira a sul com Espinho, declarou hoje o “estado de calamidade pública”.

Ouvida a Comissão Municipal de Proteção Civil, que se pronunciou unanimemente favorável à ativação do plano de emergência, esta apelou ainda para o “reforço da capacidade e meios de resposta ao controlo e proteção da cadeia epidemiológica” e das “medidas de emergência social”.

Em declarações à Lusa, Joaquim Pinto Moreira diz tratar-se de um reforço das medidas de contenção já em vigor em Espinho.

Recordando que existem “dinâmicas sociais, territoriais e fluxos consideráveis de pessoas” entre os dois concelhos, o autarca apelou aos munícipes para, nesta fase, evitarem relações de proximidade com os habitantes de Ovar.

O Governo declarou hoje o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar. De acordo com o primeiro-ministro, Ovar foi a primeira situação que teve de passar "a um novo nível", uma vez que foi verificada "uma situação de transmissão comunitária", que obrigou a “escalar as medidas de restrição”.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 988 mortes (16.169 casos), a Espanha, com 491 mortes (11.178 casos) e a França com 148 mortes (6.633 casos).

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.