Acusados de rapto e extorsão a empresário julgados no Tribunal de Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 25 mar (Lusa) - O tribunal de Aveiro vai começar a julgar em maio dois homens, de 31 e 45 anos, suspeitos de estarem envolvidos no rapto de um empresário do Porto, em março de 2011.

Entre os arguidos está o gerente de uma empresa de recuperação de créditos, de Oliveira do Bairro, que foi contratada para cobrar uma suposta dívida de 75 mil euros a um empresário ligado à montagem e manutenção de elevadores.

O outro arguido é um agente imobiliário que, segundo a acusação do Ministério Público (MP), atraiu a vítima a um prédio em construção, em Esgueira, no concelho de Aveiro, sob o falso pretexto de vir a montar ali um elevador.

O MP refere que quando o empresário chegou ao encontro foi levado para um apartamento onde o aguardavam pelo menos três indivíduos, que "foram incumbidos de privarem a vítima da liberdade e, por meio de violência e ameaças, a obrigarem a pagar a referida dívida".

Ainda segundo a acusação, o empresário foi mantido contra a sua vontade no apartamento, durante cerca de quatro horas, tendo sido obrigado a assinar cheques no valor de 80 mil euros e declarações de venda de veículos, e a entregar 400 euros que tinha consigo.

Os alegados raptores, que nunca chegaram a ser identificados, acabaram por libertar a vítima já de noite, num descampado nos arredores de Aveiro.

O MP deduziu acusação apenas contra o gerente da empresa de recuperação de créditos que terá atuado como instigador, e o agente imobiliário, imputando-lhes a prática dos crimes de rapto e extorsão.

O credor que contratou os serviços da empresa de recuperação de créditos chegou a ser constituído arguido, mas o MP não encontrou indícios suficientes para deduzir uma acusação e mandou arquivar o processo.

JYDN // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.