Covid-19: Sindicato da Construção exige paragem das obras que desrespeitam normas de proteção

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 mar 2020 (Lusa) -- O Sindicato da Construção defendeu hoje a paragem "de todas as obras, públicas e privadas", em que as medidas de proteção face à Covid-19 são desrespeitadas, alertando que o setor "pode contribuir para um maior número de infetados".

Em declarações à agência Lusa, o presidente do sindicato disse que "há patrões que estão a obrigar os seus trabalhadores a deslocarem-se e a trabalhar em condições que desrespeitam as medidas tomadas a nível governamental" para tentar travar a pandemia, nomeadamente no que se refere à lotação das carrinhas que transportam os funcionários para as obras e à distância entre trabalhadores durante a laboração.

"Há trabalhadores que já foram ameaçados de despedimento se não trabalharem perante as orientações desses patrões", garante Albano Ribeiro.

Segundo este responsável, os incumprimentos acontecem quer em obras privadas, quer em obras públicas, sendo "um dos casos mais graves" a obra da barragem do Alto Tâmega, da espanhola Iberdrola, "dado o grande contacto entre trabalhadores portugueses e espanhóis".

Considerando que, "perante esta grave situação, o setor não pode continuar a funcionar sem as pessoas responsáveis fazerem o rastreio, quer nas obras públicas, quer nas obras privadas", o dirigente sindical defende que, "não sendo respeitadas as orientações das entidades responsáveis da saúde, as obras devem ser imediatamente suspensas".

"O sindicato deu orientação aos trabalhadores que, a manter-se a atitude irresponsável dos patrões, o sindicato tomará uma posição", disse à Lusa.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

 

 

PD // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.