Covid-19: PCP acha prematuro estado de emergência e não diz como vai votar decreto

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 mar 2020 (Lusa) = O PCP considerou hoje prematura a eventual declaração do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19, até se esgotarem as medidas do atual estado de alerta, e não revelou como poderá votar um decreto no parlamento, na quarta-feira.

Numa conferência de imprensa na sede nacional do PCP, em Lisboa, Jorge Pires, da comissão política do partido, afirmou que "é preciso verificar o que vai resultar destas medidas" adotadas pelo Governo com a declaração do estado de alerta no país e "potenciar novas medidas".

"É isso que tem de se fazer. Mais à frente, se verificarmos que é preciso adotar outras medidas, pelo evoluir da situação, o PCP também ponderará outras medidas", afirmou.

Jorge Pires escusou-se a antecipar o sentido de voto do PCP caso, na quarta-feira, seja votado o decreto de estado de emergência, por proposta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Não conhecemos nenhum decreto para votar. Vocês conhecem o PCP. Precisamos de ver primeiro para ponderar e depois decidir. Não temos nenhum decreto na mão", disse.

 

NS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.