Coimbra/UNESCO: Património de "valor excecional" com dúvidas sobre a sua gestão

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 17 jun (Lusa) -- A candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património Mundial, que vai ser decidida, entre hoje e o dia 26, mereceu da consultora das Nações Unidas um parecer muito favorável e algumas dúvidas sobre a sua gestão.

O ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) "reconhece o valor excecional universal da UC, Alta e Sofia para Património Mundial", disse à agência Lusa o reitor João Gabriel Silva, considerando que esta é uma "condição essencial" para a sua classificação.

O parecer da consultora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) afirma ainda, designadamente, que o espaço candidato constitui "exemplo notável de uma cidade universitária integrada, uma Universidade que se transformou numa referência no mundo português através da reprodução da sua organização urbana, arquitetónica e institucional".

Em relação ao "essencial, àquilo que é o cerne da candidatura -- saber se a UC tem valor para ser classificada e se merece ser classificada --, o ICOMOS é completamente inequívoco, considerando que ela "tem valor para inscrição [na lista de Património Mundial] sem qualquer hesitação", sintetiza o reitor.

O ICOMOS levanta, no entanto, algumas dúvidas sobre "o modo de preservação e gestão do património a classificar", mas "concorda com as medidas de proteção progressivamente assumidas (que culminaram, em fevereiro deste ano, com a proposta de alargamento da zona de proteção visual da área candidata) e recomenda a adoção de medidas de salvaguarda patrimonial", adianta João Gabriel Silva.

"A nossa esperança é que consigamos" convencer a UNESCO que "as nossas intenções são sérias", explica o reitor da UC, sublinhando que todo o processo relacionado com a candidatura "tem tido aprovações unânimes" na Câmara de Coimbra, não sendo "um assunto de disputas" entre a maioria e a oposição.

"Seja qual for a configuração da Câmara" saída das próximas eleições autárquicas, "a expectativa é que todos irão continuar de acordo" com este processo, que "tem sido consensual", sustenta João Gabriel Silva.

O parecer sobre o património de Coimbra a inscrever na lista da UNESCO é "muitíssimo favorável" e só aqueles aspetos deverão estar em discussão na reunião do Comité do Património da UNESCO, que começa hoje e se prolonga até dia 26, no Camboja, subscreve o presidente da Câmara, João Paulo Barbosa de Melo.

O autarca, que integrará a comitiva portuguesa que se desloca ao Camboja, para "dar as garantias necessárias" de que "a cidade saberá e tem condições para defender o seu património", acredita que a Universidade será inscrita na lista da UNESCO, mas se "isso não acontecer agora", será, "seguramente, uma questão de tempo".

O PDM de Coimbra, em vigor desde 1994 e em fase de revisão (está a decorrer a fase de discussão pública), principal instrumento para responder às dúvidas do ICOMOS, estará aprovado até final do ano, assegura o presidente da Câmara, sublinhando, também, que o projeto desta candidatura a Património Mundial sempre mereceu a unanimidade não só na Câmara e Assembleia municipais, como de toda a cidade.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados