Covid-19: Funcionário de centro de distribuição em Valongo é o primeiro infetado nos CTT

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 17 mar 2020 (Lusa) - Um funcionário do Centro de Distribuição Postal (CDP) de Ermesinde, em Valongo, é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus nos CTT, confirmou hoje fonte da empresa, garantindo serem seguidas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Informamos que foi acionado o protocolo definido para este tipo de situações, estando já a articular a gestão desta situação individual junto da Autoridade de Saúde da área geográfica", indicou a empresa em nota enviada à agência Lusa.

A administração dos CTT garante ainda que "foram também acionados todos os procedimentos de desinfeção e limpeza previstos" e promete que, "apesar das legítimas preocupações pelo momento", tudo fará "para evitar quaisquer constrangimentos no serviço, garantindo o serviço aos seus clientes, com os seus colaboradores protegidos e saudáveis".

"Tendo em conta a confirmação de um caso positivo de Covid-19 no CDP de Ermesinde os CTT acionaram todas as medidas de segurança previstas, seguindo as recomendações da DGS. Os CTT estão a proceder da parte da manhã à desinfeção de todo o correio e espaço do referido CDP e estão a ser avaliadas todas as opções para a distribuição do correio prioritário e urgente durante a tarde. Os CTT estão a avaliar diferentes opções para retomar a distribuição do correio amanhã [quarta-feira]", acrescenta a empresa.

Já numa nota interna dos CTT, à qual a Lusa teve acesso, lê-se que todos os funcionários do posto de Ermesinde, freguesia do distrito do Porto, foram informados para permanecer em casa "até novas informações e em linha com as indicações prestadas pela Autoridade de Saúde de forma a darem seguimento à eventual despistagem junto do Serviço Nacional de Saúde em função dos graus de exposição ao foco de risco conhecido, tendo em consideração as possíveis cadeias de transmissão".

Na mesma nota interna, a administração dos CTT adianta aos trabalhadores que "está a fazer todos os esforços" para conseguir "adquirir mais" material de proteção de forma a "reforçar os envios já efetuados".

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu hoje para 448, mais 117 do que os contabilizados na segunda-feira, anunciou a DGS.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje às 12:00, há 4.030 casos suspeitos (mais 1.122), dos quais 323 (eram 374) aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há três casos recuperados.

PFT // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.