Covid-19: Associação do Porto de apoio a sem-abrigo admite furar bloqueio do Governo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 16 mar 2020 (Lusa) - O Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (CASA) do Porto admitiu hoje à Lusa manter a distribuição de refeições se o Governo impuser o recolher obrigatório devido à Covid-19, situação que também preocupa a Legião da Boa Vontade (LBV).

Natália Coutinho, coordenadora do CASA do Porto, reconheceu essa preocupação face aos desenvolvimentos ocorridos devido ao surto do coronavírus, mas afastou a possibilidade de os sem-abrigo da cidade serem abandonados.

"Estamos preocupados com a possibilidade dessa limitação, mas a menos que se arranje uma solução alternativa vamos ter de furar o bloqueio e continuar a fazer o que estamos a fazer", afirmou a responsável.

E prosseguiu: "há razões de força maior que nos levam a sair de casa e essas razões mantêm-se, portanto, não acredito que aos voluntários que estão escalados e mantiveram a participação seja esse recolher que os vai manter em casa".

Segundo Natália Coutinho, dos dois restaurantes solidários em que distribuíam refeições no Porto "a cerca de 250 sem-abrigo" apenas está a funcionar atualmente um "nas antigas instalações do hospital Joaquim Urbano, o que implicou que os jantares disponibilizados tenham caído para 150".

"Esta redução deve-se ao facto de não termos voluntários suficientes", explicou de um êxodo que também afetou os "grupos de rua que à terça-feira, sexta-feira e domingo distribuem refeições", calculando que "a redução dos voluntários tenha ultrapassado a metade dos 400 que estavam ativos".

Orlanda Silva, assessora de ação social da Legião da Boa Vontade, partilha das preocupações relacionadas com a espiral de combate ao coronavírus.

"Vamos ter uma ronda extraordinária amanhã [terça-feira], porque não sabendo quais vão ser as indicações do Governo no sentido de uma quarentena obrigatória queremos, com voluntários e colaboradores da instituição, tentar mitigar ao máximo os efeitos deste surto junto de uma população tão carenciada como são os sem-abrigo", contou à Lusa.

E acrescentou: "Estamos na linha da frente e vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance, mas à margem da lei não conseguimos atuar".

A LBV, segundo Orlanda Silva, contava "com 100 voluntários, mas o número baixou para cerca de metade desde a última semana, sendo que a ronda da caridade, que normalmente acontece às sextas-feiras e sábados, envolve cerca de 80 pessoas por mês", situação que vai obrigar a instituição a "redefinições".

Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Trata-se de um homem de 80 anos, com "várias patologias associadas" que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

Há 331 pessoas infetadas até hoje, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 4.592 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 18 cadeias de transmissão ativas em Portugal, mais quatro do que no domingo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para quarta-feira, para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

O Governo também anunciou hoje o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham que se deslocar por razões profissionais.

JFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.