Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é inaugurada domingo no Parque das Nações

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mar (Lusa) - A nova igreja do Parque das Nações, com um custo estimado três milhões de euros, será inaugurada no domingo pelo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que dedicará o novo templo a Nossa Senhora dos Navegantes.

Com um projeto da autoria do arquiteto José Maria Dias Coelho, a nova igreja tem arquitetura circular e inclui, além do templo, um complexo paroquial.

A construção da igreja tem um custo estimado de três milhões de euros e foi financiada com recurso a um empréstimo bancário, a donativos dos fiéis e a verbas conseguidas através de iniciativas organizadas pela paróquia.

A igreja está preparada para acolher 700 pessoas, que se sentarão à volta do altar central, em vez das tradicionais filas de bancos paralelos.

"O objetivo foi criar um local de culto [...] adaptado a uma liturgia renovada e participativa", adianta o patriarcado de Lisboa em comunicado.

Acrescenta ainda que a igreja é inspirada em Nossa Senhora dos Navegantes e nos Oceanos, na sequência da Expo98, em cujo território nasceu a nova freguesia do Parque das Nações.

Uma torre, com cerca de 40 metros de altura, "tem igualmente uma evocação marítima", prossegue o patriarcado, explicando que a arte plástica no interior do templo evoca "os mistérios do rosário" com um retábulo principal que é "uma referência à transfiguração de Cristo".

A decisão de construir uma nova igreja na zona oriental de Lisboa foi tomada em 2001, mas a sua construção foi começada apenas em 2013.

Entretanto, a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, criada na sequência da Expo98, que atraiu a esta zona milhares de residentes, teve vários locais de culto.

Em agosto de 2001, foi adquirida uma loja onde se instalou a igreja e onde se começou a celebrar missa dominical, arrancou a catequese, foi criado um grupo de jovens, um coro e vários grupos de reflexão.

A nova paróquia foi criada em 2003, tendo-se iniciado de seguida o processo negocial com o Parque Expo para a compra de um terreno com vista à construção de raiz da igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Como a capacidade da loja estava esgotada, o grupo de católicos que tinha vindo a dinamizar a paróquia chegou a acordo com a Escola Básica Vasco da Gama, passando a utilizar o anfiteatro para as missas de domingo e para outras atividades da paróquia.

Em 2006, foi comprado um antigo pavilhão que foi montado na vizinhança do futuro espaço para a nova igreja, onde a paróquia funcionou até outubro de 2013.

As obras começaram a 02 de janeiro de 2013 e a nova igreja será entregue no domingo pelo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, ao pároco Paulo Franco.

CFF // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).