Avaliação da habitação feita pela banca aumenta em Fevereiro pelo 2.º mês

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mar (Lusa) -- O valor médio de avaliação bancária em Portugal, para fins de crédito à habitação, aumentou em fevereiro em termos homólogos pelo segundo mês consecutivo para 1001 euros por metro quadrado (m2), tendo diminuído face a janeiro.

"O valor médio de avaliação no total do país registou, pelo segundo mês consecutivo, um aumento homólogo (0,3%), depois de mais de três anos de variações negativas. A região de Lisboa, com uma variação de 0,3%, foi a que mais influência teve no resultado agregado", divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O instituto de estatísticas adiantou ainda que, com exceção das regiões do Alentejo (cujo valor de fevereiro é semelhante ao de janeiro) e dos Açores (com um aumento em fevereiro), "todas as regiões apresentaram valores médios de avaliação inferiores aos observados em janeiro".

Na área metropolitana de Lisboa, a variação em cadeia foi negativa em 2,2% em fevereiro, para 1187 euros/m2, e positiva em 0,4% no Porto, para 932 euros/m2.

Por tipologia de habitação, nos apartamentos o valor médio de avaliação bancária caiu 1,2% face a janeiro para 1.029 euros/m2, enquanto nas moradias subiu 0,2% para 954 euros/m2 em fevereiro.

IM// CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.