Covid-19: Guarda Civil espanhola faz controlo na fronteira entre Tui e Valença

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tui, Espanha, 16 mar 2020 (Lusa) - A Guarda Civil espanhola montou esta manhã um controlo na passagem da fronteira entre Tui (Espanha) e Valença (Portugal) em que o trânsito de veículos está a ser limitado, tanto na ponte internacional como no antigo viaduto sobre o rio Minho.

Segundo a agência Efe, agentes da unidade de segurança civil da Guardia Civil (correspondente à GNR portuguesa) estão a permitir a passagem de veículos pesados, enquanto os restantes veículos estão a ser parados, um de cada vez, e somente motoristas profissionais ou que estão a trabalhar estão a ser autorizados a passar.

Os restantes veículos estão a ser forçados a dar meia-volta.

Os controlos estão a gerar pequenos atrasos, dado que o volume de tráfego na autoestrada A-55 é muito inferior ao habitual num dia de trabalho.

Portugal e Espanha decidiram no domingo limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços por causa da pandemia da Covid-19.

Os termos das limitações de tráfego nas fronteiras entre os dois países serão definidos hoje, numa reunião dos ministros dos dois países com a pasta da Administração Interna.

Esta reunião seguir-se-á à dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia que estão a abordar a questão das fronteiras externas de toda a União Europeia, informou no domingo o primeiro-ministro António Costa.

FPB (MP) // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial