IPMA alerta que toda a costa portuguesa sob aviso laranja

IPMA alerta que toda a costa portuguesa sob aviso laranja
| País
Porto Canal

Toda a costa portuguesa está hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA elevou de amarelo para laranja o aviso que tinha emitido ao início da manhã para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O aviso laranja foi emitido devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, aumentando gradualmente para os 6,5 metros e está em vigor desde as 11:00 de hoje até às 21:00 de quarta-feira.

O IPMA alargou aos distritos de Beja e Faro o aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, que tinha emitido hoje de manhã.

Ao início da manhã, o IPMA tinha colocado sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora nas terras baixas e até aos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

No novo comunicado, o IPMA coloca todos os distritos do continente, com exceção de Évora, sob aviso laranja.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve acima de 1000/1200 metros, descendo a cota para os 800/1000 metros a partir da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se a partir do final manhã, moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, e forte, com rajadas até 90 quilómetros/hora, nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul, prevê-se céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do início da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se a partir do final manhã, moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora, nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo 13, Bragança 10, Guarda 8, Castelo Branco 15, Évora e Beja 17, Faro e Funchal 21 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores dezoito.

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".