Homem ferido em assalto em Tires com prognóstico reservado

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mar (Lusa) -- O homem ferido segunda-feira na sequência de um assalto a uma dependência bancária em Tires, concelho de Cascais, encontra-se em coma induzido, com prognóstico reservado, disse à Lusa fonte da PSP.

De acordo com fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP), o homem que deu entrada no Hospital São Francisco Xavier na terça-feira, com ferimentos no abdómen, encontra-se em "coma induzido, com prognóstico reservado".

Uma denúncia para a esquadra da PSP de Trajouce esteve na origem da detenção de dois homens que assaltaram segunda-feira uma dependência bancária em Tires, no concelho de Cascais.

O assalto, informou o subintendente Luís Ribeiro, da Divisão da PSP de Cascais, deu-se "cerca das 08:53" na agência do Banif na Rua Professor Padre Agostinho Silva, em Tires.

Uma mulher que passava na via pública alertou a esquadra de Trajouce para a ocorrência "de um possível assalto" e quando a PSP mobilizou meios para o local comprovou que estavam "dois elementos dentro do banco com revólveres", acrescentou o responsável policial.

"Um saiu logo quase de seguida, com uma senhora como refém", adiantou Luís Ribeiro, esclarecendo que o homem, com cerca de 30 anos, percorreu uma centena de metros até uma viatura, ora apontando a arma à cabeça da mulher, ora aos agentes que o cercavam.

Junto da carrinha em que tencionava fugir, o assaltante ainda conseguiu "ligar a ignição", sempre protegido atrás do corpo da refém. No entanto, de acordo com o subintendente, a mulher "terá escorregado" e deixou de estar presa pelo braço do agressor, "que ficou mais exposto" e foi então atingido por dois disparos das autoridades.

O assaltante sofreu ferimentos na zona do abdómen e foi transportado para o Hospital São Francisco Xavier, onde deu entrada no bloco operatório. O companheiro, segundo Luís Ribeiro, acabou por não oferecer resistência e entregou-se após largar o revólver. Ambas as armas, segundo o subintendente, encontravam-se "devidamente municiadas e prontas a disparar".

Na posse do detido foi apreendida uma mochila com dinheiro do banco, em montante ainda não revelado, mas "que pesava bastante", disse uma fonte policial.

Na dependência do Banif encontravam-se quatro funcionários e, para além da refém, outro empregado também terá sido agredido, embora sem gravidade.

A PSP não revelou a nacionalidade dos detidos, ambos com cerca de 30 anos. Luís Ribeiro apenas esclareceu que o assaltante ferido "falava francês" e o outro reside "num concelho vizinho" de Cascais, escusando-se a revelar qual.

A investigação foi entregue à Polícia Judiciária.

RCP(DD/LYFS) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados