Covid-19: Laboratório Militar vai produzir gel de limpeza e fazer testes para SNS

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mar 2020 (Lusa) -- O Laboratório Militar vai começar, na próxima semana, a produzir gel de limpeza e testes ao Covid-19 para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirmou hoje o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

O laboratório vai agora "aumentar a capacidade dessa linha de produção" do gel de limpeza, "numa altura em que há dificuldades em comprar produtos de limpeza", através da contratação de mais pessoas e da compra de mais matérias-primas e "corresponder às necessidades não só das Forças Armadas como de todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", disse João Gomes Cravinho à Lusa, Rádio Renascença e RTP.

O ministro visitou hoje o Laboratório Militar com a secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento Castro, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca, um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de medidas para conter o Covid-19, surto que começou na China, em dezembro, já causou 5.000 mortos em todo o Mundo e infetou 112 pessoas em Portugal.

Também na próxima semana o laboratório vai começar a testar e a fazer os testes ao Covid-19, algo que, segundo o ministro, "não fazia", mas tem capacidade para fazer, mais uma vez, para "corresponder às necessidades das Forças Armadas e do SNS".

"Queremos, obviamente, que o laboratório produza testes para o caso das Forças Armadas terem necessidade e para a população como um todo", disse.

NS // ACL

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.