Sistema de descontaminação da água de Fukushima novamente parado

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 25 mar (Lusa) -- O operador da central nuclear japonesa de Fukushima anunciou hoje que o sistema de descontaminação da água acumulada na central foi desligado, poucas horas depois de ter sido reposto o seu funcionamento.

O sistema foi desligado pela Tokyo Eletric Power (TEPCO) depois de trabalhadores terem descoberto uma fuga de água de um dos tanques, disse um responsável estimando em cerca de oito litros o derrame para o exterior e ao salientar não existir risco imediato dado que a água foi recuperada.

A suspensão das operações de descontaminação da água surge apenas seis horas após o sistema ter sido reposto em funcionamento.

Atualmente existem 436.000 metros cúbicos de água contaminada utilizada no arrefecimento da central que ficou fortemente danificada pelo sismo, seguido de tsunami, de 11 de março de 2011.

A água está armazenada em 1.200 tanques especialmente construídos para o seu armazenamento.

Muitos especialistas recordam que em algum momento a água terá de ser lançada ao mar depois de 'limpa' da maioria dos seus contaminantes, mas tanto os pescadores como os países vizinhos estão contra essa medida apesar das garantias das autoridades japonesas que salientam existirem riscos insignificantes para os humanos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial