Covid-19: Museu do Louvre encerrado a partir de hoje "até nova ordem"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 13 mar 2020 (Lusa) - O Museu do Louvre, em Paris, vai ficar fechado "até nova ordem" devido à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, anunciou hoje a administração.

"Seguindo as diretivas do governo, o museu mais visitado do mundo fecha na sexta-feira, 13 de março, às 18:00 (17:00 GMT) até nova ordem", disse a administração do museu em comunicado, acrescentando que duas exposições - "Albrecht Altdorfer" e "De Donatello a Michelangelo " - foram adiadas.

O Museu do Louvre já tinha encerrado no dia 1 de março, porque os trabalhadores invocaram o direito a interromper o trabalho devido à epidemia causada pelo novo coronavírus.

Esta decisão dos trabalhadores seguiu-se à decisão das autoridades francesas de cancelar todos os eventos públicos com mais de 5.000 pessoas num recinto fechado.

Ao fim de três dias, voltou a abrir, depois de a instituição ter dado garantias aos trabalhadores de medidas de proteção por causa do surto de Covid-19.

Hoje volta a fechar portas, por tempo indeterminado.

França é o terceiro país da Europa, a seguir a Itália e Espanha, com mais casos confirmados de Covid-19, com mais de 2.870 infetados e 61 mortos.

Este novo coronavírus foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.000 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 134 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 15.000 infetados e pelo menos 1.016 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

AL (SS/EO) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.