Covid-19: Portugal Fashion foi cancelado

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 mar 2020 (Lusa) -- A organização do Portugal Fashion decidiu cancelar a 46.ª edição da iniciativa, que começou na quinta-feira no Porto e deveria terminar no sábado, tendo em conta os últimos desenvolvimentos em Portugal em relação ao novo coronavírus.

De acordo com fonte oficial da iniciativa, em declarações à Lusa, a decisão de cancelar a 46.ª edição, que esteve sempre em cima da mesa, acabou por ser tomada hoje, com o acordo da Direção-Geral de Saúde (DGS), tendo em conta as medidas decretadas pelo Governo na quinta-feira e hoje.

Num comunicado entretanto divulgado, a direção do Portugal Fashion sublinha que a 46.ª edição, iniciada na quinta-feira e prevista para hoje e sábado, foi suspensa "por decisão conjunta das autoridades de saúde e da Direção do Portugal Fashion".

"Isto significa que todos os desfiles e apresentações de moda do 2.º e 3.º dias do 46.º Portugal Fashion não se vão realizar por haver riscos para a saúde pública, conforme parecer técnico emitido hoje pelas entidades competentes. A recente evolução do surto do novo coronavírus em Portugal, que levou a um reforço das medidas de contenção da epidemia, justifica uma atitude mais restritiva em relação a eventos em recintos fechados", lê-se no comunicado.

A direção da iniciativa salienta que "a suspensão dos desfiles não é motivada pela identificação de qualquer caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus, no evento".

"Trata-se, sim, de uma medida preventiva e ajustada à evolução da epidemia no país", garante.

A 46.ª edição do Portugal Fashion teve início na quinta-feira à porta fechada, pela primeira vez em 25 anos, por causa da pandemia do novo coronavírus e a sua realização "esteve sempre dependente da evolução da epidemia e dos pareceres técnicos das autoridades de saúde", com as quais a organização esteve "em contacto permanente".

Nesta edição estavam a ser apresentadas as coleções para o próximo outono/inverno.

Na quinta-feira realizaram-se vários desfiles, entre os quais as de David Catalán, Susana Bettencourt e Maria Gambina.

Por recomendações da DGS relacionadas com a doença Covid-19, o Portugal Fashion tinha decidido inicialmente que o acesso aos desfiles seria restrito à "equipa de bastidores, 'staff' técnico do evento e aos profissionais da comunicação social portuguesa e influenciadores digitais credenciados para o efeito".

Por causa da epidemia de Covid-19, o Portugal Fashion que celebra este ano o seu 25.º aniversário, já tinha decidido cancelar o desfile de Luís Borges, "por se tratar de um formato que envolveria uma festa", com "várias pessoas num espaço mais restrito", e o desfile do 'designer' italiano Gilberto Calzolari, agendado para sábado, porque o criador e equipa são oriundos de Itália, país com transmissão comunitária ativa do surto de Covid-19.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e 3 Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 112, mais 34 do que os contabilizados na quinta-feira, e os casos suspeitos duplicaram para 1.308.

Dos 112 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, 107 estão internados.

A região Norte continua a ter o maior número de casos confirmados, seguida da Grande Lisboa, cujo registo duplicou para 46, enquanto as regiões Centro e do Algarve têm cada uma seis casos confirmados. Além destas, há um caso assinalado pela DGS no estrangeiro.

JRS (CCM) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).