Venezuela passou a ter quatro cotações para a moeda norte-americana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 25 mar (Lusa) -- A Venezuela iniciou segunda-feira a operação de um novo sistema cambial baseado na oferta e na procura, que permite a participação de privados na venda e obtenção de moeda estrangeira com uma cotação superior ao valor oficial, mas inferior ao mercado negro.

Denominado Sistema Complementar de Administração de Divisas - 2 (Sicad 2), o novo mecanismo fixou uma cotação média de 51,68 bolívares por dólar norte-americano, muito superior à taxa oficial de 6,30 bolívares e à taxa variável do Sicad 1 cujo último valor variável conhecido foi de 10,80 bolívares, mas abaixo dos quase 60 bolívares do mercado negro, cujo valor é proibido divulgar no país.

O Sicad-2 foi criado para tornar mais flexível o mercado no âmbito do sistema de controlo cambial vigente desde 2003 que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país, permite a participação de privados e empresas como a estatal Petróleos da Venezuela, o Banco Central da Venezuela, casas de câmbios e empresas públicas.

A cotação oficial de 6,30 bolívares por dólar está reservada para a importação de produtos essenciais como medicamentos e alimentos de primeira necessidade.

Segundo a imprensa venezuelana no primeiro dia de funcionamento do Sicad-2 foram leiloados 220 milhões de dólares norte-americanos destinados ao setor têxtil, calçado e de químicos.

Para a oposição venezuelana a entrada em funcionamento do novo sistema legalizou uma "mega-desvalorização" da moeda venezuelana.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.