Venezuela atribui suspensão de emissão de novos vistos a represália dos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 25 mar (Lusa) - O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela considerou hoje uma "represália" a decisão dos Estados Unidos suspenderem a emissão de vistos aos venezuelanos que pretendam viajar, pela primeira vez, para território norte-americano.

"De certeza que é uma represália. Li por aí que lhes tiraram funcionários, talvez seja verdade", disse Diosdado Cabello.

Numa conferência de imprensa em Caracas aquele responsável disse que o Governo venezuelano está disponível para apoiar as necessidades norte-americanas.

"Se precisam de trazer funcionários para a Venezuela, para que se encarreguem dos vistos, com muito gosto nós iremos colaborar, para que os venezuelanos que viajam para os Estados Unidos não tenham problemas", disse.

A embaixada dos Estados Unidos em Caracas anunciou segunda-feira que vai suspender a emissão de vistos a venezuelanos que pretendam viajar pela primeira vez para território norte-americano.

Num comunicado, a embaixada explica não ter os funcionários suficientes devido à expulsão de trabalhadores consulares norte-americanos do território venezuelano e de atrasos na emissão de vistos para novos funcionários.

A 17 de fevereiro último o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou três funcionários da embaixada dos EUA em Caracas de conspirarem para encetar um golpe de Estado.

"Que vão conspirar para Washington, que deixem quieta a Venezuela", disse.

Em novembro de 2013, Nicolás Maduro expulsou outros três funcionários norte-americanos sob a acusação de estarem aliados à oposição em alegados planos para criar instabilidade no país, acusações que foram negadas por Washington.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.