Covid-19: Praias de Espinho, Gaia, Matosinhos e Porto interditadas

Covid-19: Praias de Espinho, Gaia, Matosinhos e Porto interditadas
| Norte
Porto Canal com Lusa

As praias de Espinho, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Porto, assim como os fluviais ao longo do rio Douro, estão, desde esta sexta-feira, interditadas à prática de qualquer atividade desportiva ou de lazer, anunciou hoje a capitania.

Em declarações à Lusa, o capitão dos Portos do Douro e Leixões, Cruz Martins, explicou que o objetivo é evitar "aglomerados de pessoas" nos areais.

"O que queremos evitar é que as pessoas, dado o bom tempo, se juntem nos areais. É importante seguirem as recomendações e ficarem em casa", disse.

O comandante sublinhou que estas medidas de contenção de propagação do novo coronavirus são "essenciais", apelando à colaboração e compreensão de todos.

Neste momento, acrescentou, é importante reduzir os contactos ao mínimo.

Cruz Martins garantiu que a capitania vai acompanhando "de perto" a situação e que as medidas vão sendo adaptadas consoante a sua evolução.

A Câmara Municipal de Matosinhos também avançou, em comunicado, que todas as praias do concelho estão interditadas à prática balnear, bem como a todos os desportos náuticos até 31 de março.

A autarquia avança que decidiu proceder à comunicação desta medida à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, bem como à Agência Portuguesa do Ambiente, Polícia Marítima e Polícia Municipal.

"Esta medida será reavaliada antes do fim do período definido", ou seja, antes de 31 de março, refere a nota enviada à agência Lusa pela autarquia matosinhense.

Na quinta-feira a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia já tinha anunciado medida igual sobre as praias do concelho.

Em comunicado, a Câmara de Gaia, avançou que determinou "a interdição das praias fluviais e marítimas", decisão que foi comunicada às respetivas entidades, nomeadamente Polícia Marítima e Polícia Municipal.

Já hoje, a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS) desaconselhou a ida às praias para evitar a propagação do novo coronavírus e um maior risco de afogamentos.

Uma fonte da direção da FEPONS indicou à agência Lusa que, neste momento, há uma preocupação acrescida relativamente aos afogamentos nas praias e recomenda que as pessoas não se aproximem da água, especialmente porque "a ondulação e as correntes marítimas estão fortes".

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que, segundo dados hoje divulgados, tem 112 casos confirmados.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.