Covid-19: Bolsa de valores do Brasil em alta depois de registar a pior queda em duas décadas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Paulo, 13 mar 2020 (Lusa) - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a maior da América Latina, começou o dia com uma subida de 13,72%, depois de sofrer a pior queda em duas décadas na véspera devido ao pânico global causado pelo novo coronavírus.

O mercado brasileiro ganhou força depois de cair 14,78% no dia anterior, na sua pior sessão desde 10 de setembro de 1998, quando as perdas chegaram a 15,82%.

O índice Ibovespa, que negoceia as ações das maiores empresas do país, avançava 13,72% aos 82.541 pontos após os primeiros vinte minutos de operação, enquanto o dólar também operou em baixa.

Por volta das 11:05 (14:05 em Lisboa), a alta havia perdido força e o Ibovespa operava com alta de 6% aos 78.674 pontos.

No mercado de câmbio, o dólar recuava 1,81% em relação ao real e era cotado em 4,69 reais para venda.

Por receio de uma recessão global devido ao avanço da Covid-19 e com a crise do petróleo, o dólar chegou a ser negociado a 5.027 reais para venda na quinta-feira.

Após a atuação do Banco Central do Brasil, a moeda norte-americana encerrou a sessão em 4,78 reais para venda, um novo recorde no país sul-americano.

O dólar acumula uma valorização de 19,43% em relação ao real brasileiro em 2020, o que levou o Banco Central do país a realizar várias intervenções no mercado de câmbio para conter a escalada exponencial da moeda norte americana.

Entre os motivos da forte desvalorização do real estão também as recentes derrotas que o Governo do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sofreu no Congresso Nacional em alguns dos seus projetos.

CYR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.