Covid-19: Câmara do Porto prepara encerramento de parques e serviços municipais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 mar 2020 (Lusa) - A Câmara do Porto anuncia hoje medidas "mais musculadas" para conter a propagação do surto de Covid-19 no concelho, nomeadamente o encerramento dos parques públicos e de serviços municipais, revelou fonte da autarquia.

As medidas vão ser anunciadas ao início da tarde pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que, pelas 12:00, estava a ultimar um despacho para pôr em marcha um conjunto de medidas que pretendem contribuir para travar a difusão do novo coronavírus e consequente contágio, face ao evoluir da situação relacionada com a pandemia de Covid-19.

Fonte do município disse que o anúncio será feito através de vídeo. Em cima da mesa estão medidas como o encerramento de parques públicos e dos equipamentos municipais que não tenham sido encerrados, bem como o recurso ao teletrabalho nos serviços municipais.

"Parar tudo o que pode ser parado", assegurou a mesma fonte, garantindo que estão assegurados todos os serviços de proteção de civil e todos aqueles serviços considerados essenciais para a população.

Vão ser ainda desenvolvidos contactos com os parceiros do município em Macau e em Shenzhen, na China, por forma a, com base na experiência adquirida, encontrar, nomeadamente do ponto de vista dos equipamentos, medidas e soluções que possam ser consideradas essenciais no combate à propagação do Covid-19.

Na quinta-feira, o município tinha já anunciado que os serviços municipais da Câmara do Porto iam limitar o atendimento presencial de pessoas até 03 de abril, como medida preventiva face ao evoluir da situação da doença, apelando ao contacto por meio digital ou telefónico.

A autarquia sublinhava que a estratégia, que podia ser alterada a qualquer momento em função do evoluir da situação.

Na terça-feira, a câmara tinha já decretado o encerramento dos teatros e museus e mandou cancelar todos os eventos públicos até 03 de abril.

A câmara do Porto mandou também encerrar, temporariamente, os museus e bibliotecas municipais, piscinas municipais, o Pavilhão da Água no Parque da Cidade e os centros de educação ambiental.

As atividades desportivas promovidas no âmbito do município em recintos fechados foram igualmente canceladas, bem como a "Missão Férias" e todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural ao edifício dos paços do concelho.

Todas as atividades complementares à ação educativa, como por exemplo visitas de estudo e passeios promovidas pelo município em escolas públicas, foram também canceladas.

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 112, mais 34 do que os contabilizados na quinta-feira, e os casos suspeitos duplicaram para 1.308.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), dos 1.308 casos suspeitos, 172 aguardam resultado laboratorial.

A região Norte do país é a que regista o maior número de casos confirmados.

As escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas a partir de segunda-feira, segundo anunciou quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, numa declaração ao país.

Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.

O governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

VSYM // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.