Covid-19: PAN defende que impacto económico não se pode sobrepor a medidas de prevenção

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar 2020 (Lusa) - O PAN defendeu hoje "medidas ambiciosas, corajosas e porventura mais difíceis" no combate ao Covid-19, garantindo que o partido estará ao lado do Governo e considerando que o impacto económico não se pode sobrepor a medidas de prevenção.

"É preciso sermos mais rápidos do que o vírus. É importante atuarmos de uma forma mais célere e em várias áreas, nomeadamente na informação", disse André Silva aos jornalistas no final da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, que está a receber os partidos.

Na perspetiva do PAN, "devem existir medidas ambiciosas, corajosas, porventura mais difíceis, mas neste momento o que está em causa é uma situação de saúde pública que pode agravar muito nos próximos meses, nas próximas semanas".

"Temos que ser corajosos nos próximos dias, tomar medidas e o PAN estará ao lado dessas medidas e ao lado do Governo, se assim o entender", garantiu.

Para André Silva, "as situações de impacto económico não se podem sobrepor a medidas de prevenção que sejam mais ambiciosas".

"É verdade que estas medidas que propomos e que o senhor primeiro-ministro irá anunciar são medidas que podem ter impacto na economia, mas primeiro têm que estar as pessoas", defendeu.

O deputado do PAN escusou-se a fazer "qualquer confirmação de qualquer medida", quando questionado sobre a decisão de encerrar as escolas já a partir de segunda-feira.

"De uma forma geral nós estamos solidários e acompanhamos as medidas a adotar. Caso seja necessário fazer uma revisão orçamental, [o Governo] contará com o PAN neste momento de emergência", garantiu.

Para André Silva, "existem determinados locais que não podem encerrar, mas devem reduzir significativamente o fluxo de pessoas que recebem", devendo haver um "controlo da entrada das pessoas em centros comerciais, restaurantes, para que eles não encerrem. mas possam ter menos pessoas".

JF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".