Covid-19: Governo dos Açores fecha escolas e museus e interdita cinemas e ginásios

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 12 mar 2020 (Lusa) - O Governo dos Açores anunciou hoje que serão encerradas as escolas da região a partir de segunda-feira e diversos equipamentos públicos e privados serão também interditados, em consequência da evolução da pandemia de Covid-19.

Em nota oficial enviada esta noite à imprensa, o executivo, ao abrigo do estado de alerta já decretado nos Açores, determina o encerramento, a partir de segunda-feira, de todos os estabelecimentos de ensino da região.

"Este encerramento vigorará até ao final do período de férias da Páscoa [13 de abril]. Foi também decretado o encerramento de creches, jardins de infância, centros de atividades de tempos livres, centros de atividades ocupacionais, assim como museus e bibliotecas públicas", continua a nota do Governo Regional.

Para além disso, foi determinado, até 31 de março, o encerramento de estabelecimentos de diversão noturna, salas de cinema e ginásios, e estão interditas as piscinas de utilização pública.

"Em articulação com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, foi também recomendado o encerramento de todas as zonas balneares", continua a nota do executivo presidido por Vasco Cordeiro.

No caso de funcionários públicos que necessitem de se ausentar do serviço para apoiar os seus filhos até aos 14 anos de idade, ou, além desta idade, em situações especiais, as suas faltas consideram-se justificadas.

No âmbito dessa monitorização, o Governo dos Açores recorda que, desde segunda-feira, foi recomendada a restrição do número de visitas em unidades de cuidados continuados integrados, estruturas residenciais para idosos e casas de saúde.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados já ultrapassa as 125.000 pessoas, registando-se casos em cerca de 120 países e territórios.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

PPF // SR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.