Covid-19: Vitória de Guimarães suspende toda a atividade desportiva

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 12 mar 2020 (Lusa) - O Vitória de Guimarães, cuja equipa principal de futebol compete na I Liga portuguesa, anunciou hoje a suspensão de todas as atividades desportivas "com efeitos imediatos e por tempo indeterminado".

"No seguimento da deliberação de suspensão imediata das competições profissionais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), o Vitória Sport Clube informa os seus associados e adeptos que todas as atividades do clube se encontram, com efeitos imediatos e por tempo indeterminado, suspensas", lê-se no comunicado publicado hoje no sítio oficial dos vimaranenses.

O clube minhoto ia receber o Sporting, para a 25.ª jornada do escalão maior do futebol nacional, no sábado, às 20:00, e o seu treinador, Ivo Vieira, fez até a antevisão, mas a partida não se vai realizar depois da decisão tomada hoje pela LPFP, no âmbito da pandemia de Covid-19, responsável por 78 casos de infeção em Portugal, segundo a mais recente atualização, hoje, da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Vitória informou também que os serviços administrativos, localizados no Estádio D. Afonso Henriques, vão encerrar, mantendo-se somente em funcionamento a loja do clube num dos centros comerciais da cidade, e apelou ao cumprimento das "instruções das entidades públicas".

"Contamos com a compreensão de todos os associados, adeptos, utentes e trabalhadores do Vitória, apelando que encarem as instruções emanadas das entidades públicas com a seriedade e a consciência devidas", refere a nota.

A suspensão das atividades desportivas do Vitória de Guimarães, avançou fonte oficial do clube à Lusa, abrange cerca de 2.000 atletas, repartidos por 14 modalidades - futebol, basquetebol, voleibol, polo aquático, atletismo, natação, ténis de mesa, judo, taekwondo, boxe, kickboxing, jiu jitsu, automobilismo e 'e-sports'.

O novo coronavírus, responsável pela Covid-19, foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

Os casos de infeção confirmados já são mais de 125.000, repartindo-se por cerca de 120 países e territórios.

TYME (JE/PE) // AMG

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".