Covid-19: Politécnico de Viana do Castelo suspende atividades letivas presenciais

Covid-19: Politécnico de Viana do Castelo suspende atividades letivas presenciais
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) decidiu, esta quinta-feira, suspender as atividades letivas presenciais até ao dia 27, encerrar residências e cantinas e interromper o atendimento presencial nos seus serviços, anunciou a instituição.

Em comunicado hoje enviado à imprensa, o IPVC adiantou que a suspensão das aulas tem efeitos imediatos e que, "em articulação com os coordenadores de curso, será promovida a implementação gradual das atividades letivas por conteúdos e ensino em regime 'e-learning', recorrendo às plataformas disponíveis institucionalmente".

"Os docentes devem dar cumprimento, dentro do possível, ao horário atribuído", refere a nota.

O IPVC decidiu ainda encerrar, a partir de sexta-feira, as residências da Escola Superior de Educação (ESE), em Viana do Castelo e da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima.

A residência Centro Académico, em pleno centro de Viana do Castelo, permanecerá aberta "por forma a garantir o apoio indispensável aos estudantes que não possam regressar à sua residência, concentrando nesta unidade os serviços mínimos a prestar a alunos internacionais, alunos sem residência em Portugal, alunos dos arquipélagos dos Açores e Madeira e outros alunos que por motivo atendível não possam regressar à sua residência".

"Os estudantes que se encontram instalados nas residências do IPVC com possibilidade de regressar ao seu domicílio devem, por isso, fazê-lo enquanto durar a suspensão das atividades letivas", recomenda a instituição.

O IPVC decidiu ainda suspender o serviço do Bus Académico, que assegura o transporte dos alunos de seis escolas superiores que integram a instituição, enquanto durar a suspensão das atividades letivas presenciais.

"Apela-se a toda a comunidade que tenha uma atitude responsável, em especial à comunidade estudantil que deve encarar a suspensão das atividades letivas presenciais como uma medida que acresce às preconizadas pela Direção-Geral de Saúde e amplamente divulgadas no IPVC, no sentido de manter o distanciamento social e cumprir regras de etiqueta respiratória e medidas de higiene pessoal", lê-se no documento.

O IPVC criou ainda uma página específica para comunicar institucionalmente todas as atualizações referentes ao Covid-19.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas - de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

O boletim divulgado hoje assinala também que há 133 casos a aguardar resultado laboratorial e 4.923 contactos em vigilância, mais 1.857 do que na quarta-feira.

O Conselho Nacional de Saúde Pública recomendou na quarta-feira que só devem ser encerradas escolas públicas ou privadas por determinação das autoridades de saúde.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou que esta recomendação "faz sentido" e que o encerramento de escolas será feito de forma casuística "analisando o risco, caso a caso, situação a situação".

Várias universidades e outras escolas já decidiram suspender as atividades letivas.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.