Covid-19: Feira do Livro de Madrid adiada para outubro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 12 mar 2020 (Lusa) -- A Feira do Livro de Madrid, prevista realizar-se entre os dias 29 de maio e 14 de junho, foi adiada para outubro, como forma de "prevenir e conter" a epidemia Covid-19, informou hoje a organização do evento.

A nova data para a realização do evento literário foi fixada no período de 2 a 18 de outubro.

O diretor da Feira do Livro de Madrid, Manuel Gil, reconheceu, em declarações à EFE, que tomar esta decisão foi doloroso mas necessário, por uma questão de responsabilidade e prudência.

"Visitam-nos milhões de pessoas em cada edição da feira, temos grandes aglomerações e, por responsabilidade, era necessário tomar a decisão", assinalou.

Manuel Gil indicou que, por esse motivo, a organização colocou-se perante o "pior dos cenários", relativamente à duração das medidas de contenção do vírus, e decidiu adiá-la até outubro.

No entanto, indicou que se trata de um adiamento e que se manterão as mesmas atividades previstas inicialmente.

Esta decisão foi tomada numa reunião urgente composta por editores, distribuidores e livreiros que estudaram "várias datas possíveis" para decidir finalmente que se realizaria em outubro, "atendendo à responsabilidade e prudência que um evento com a envergadura da Feira do Livro exige, tanto para expositores como para visitantes".

Quanto à Feira do Livro de Lisboa, que este ano cumpre a 90.ª edição, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros anunciou que iria decorrer entre os dias 28 de maio e 14 de junho, no Parque Eduardo VII, e mantém as datas no seu 'site'.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Espanha é o terceiro país da Europa com mais casos de infeção, contabilizando pelo menos 2.140 infetados e um total de 47 mortes confirmadas.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.