Oliveira Martins diz que tratado orçamental deve ter em conta situação própria de cada país

| Economia
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 mar (Lusa) - O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme D'Oliveira Martins, disse hoje que o tratado orçamental europeu é um caminho "que tem de ser feito" mas que deve ter em conta a situação própria de cada país que assinou o documento.

"É indispensável percebermos que o tratado orçamental é algo de fundamental mas é algo que tem de ser lido com extraordinário cuidado a partir da compreensão de que cada uma das situações de cada um dos países da União Europeia tem de ter a sua consideração própria", declarou Guilherme D'Oliveira Martins, que intervinha nas jornadas parlamentares do PSD, que decorrem em Viseu até terça-feira.

O responsável do Tribunal de Contas lembrou que o tratado visa o cumprimento de "compromissos há muito conhecidos de dívida e défice", mas deixa em aberto "várias formas" para o seu cumprimento.

"Portugal é subscritor do tratado orçamental de uma forma alargada e esse é um compromisso de onde temos de partir. Percebendo que é um caminho não uniforme mas que pressupõe várias formas de garantir o seu cumprimento", assinalou.

As jornadas do PSD, que têm como lema "Portugal pós-'troika', compromisso e sustentabilidade", contaram na sessão de abertura com a presença do presidente do partido e primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.