Covid-19: Várias escolas privadas do Porto suspendem atividade ou fecham por prevenção

Covid-19: Várias escolas privadas do Porto suspendem atividade ou fecham por prevenção
| Norte
Porto Canal com Lusa

Vários escolas privadas do ensino básico e secundário do Porto decidiram, esta quinta-feira, suspender as atividades letivas e equacionam ou já definiram planos de ensino à distancia devido ao coronavírus e por “prevenção”, confirmaram à Lusa as direções.

No Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de um total de 775 alunos, estavam hoje nas instalações cerca de 30 crianças devido à decisão de suspensão das atividades letivas sem encerramento, revelou o diretor pedagógico, António Filipe Barbosa.

Naquele estabelecimento de ensino não houve registo de qualquer caso suspeito e a medida foi tomada por uma “questão preventiva”, “porque já havia alunos a faltar” e “o medo estava a ser maior”, descreveu António Filipe Barbosa.

No Nossa Senhora de Lourdes, a suspensão das atividades letivas foi decidida para hoje e sexta-feira, estando decisões futuras dependentes “do evoluir da situação e da decisão que vai ou não ser tomada pelas autoridades competentes”, acrescentou o diretor pedagógico.

Enquanto isso, a escola prepara “um plano de ensino à distância”.

A opção por manter as instalações abertas deveu-se à preocupação de encontrar solução “para os pais que não têm alternativas”, acrescentou o responsável.

O CLIP – Colégio Luso-Internacional do Porto decidiu encerrar “preventivamente” a partir de sexta-feira e por um período de duas semanas, informa numa carta dirigida hoje aos pais, estudantes e comunidade educativa a que a Lusa teve acesso.

O CLIP esclarece que a situação vai ser reavaliada continuamente e que nenhum caso de Covid-19 foi confirmado entre estudantes ou funcionários, embora existam “famílias de quarentena por prevenção”.

No Colégio Nossa Senhora da Paz, também no Porto, a decisão foi, por uma questão “estritamente preventiva”, “suspender as atividades letivas e não letivas a partir de hoje e por um período que depois será especificado”, informou a diretora pedagógica, Maria Sousa Soares.

Frequentam aquele espaço cerca de 550 alunos, dos 03 aos 18 anos e os encarregados de educação recebiam, desde 02 de março, boletins informativos diários, acrescentou a responsável.

“Hoje o colégio abriu para os alunos virem buscar os seus materiais de trabalho. A intenção é que possam trabalhar em casa e está previsto o contacto entre alunos e professores por meios digitais”, esclareceu.

O planeamento “vai ser constantemente ajustado e as medidas adequadas a casa momento”, disse, destacando não ter havido qualquer caso suspeito ou indicação das autoridades de saúde para o encerramento.

O Colégio de Santa Maria decidiu suspender as atividades hoje e sexta-feira, dia em que deve ser tomada a decisão sobre o que vai acontecer a partir de segunda-feira, com “toda a serenidade e prudência”, explicou Isabel Rebelo, diretora pedagógica.

“Aguardamos mais informações da Direção-Geral da Saúde e do ministério da Educação”, explicou.

Sem qualquer caso suspeito, o colégio optou pela prevenção e, de um total de 205 alunos, recebeu hoje 11 crianças.

Neste estabelecimento, o plano de contingência para a Covid-19 está em vigor “desde meados de janeiro”.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

O boletim divulgado hoje assinala também que há 133 casos a aguardar resultado laboratorial e 4.923 contactos em vigilância, mais 1.857 do que na quarta-feira.

No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 637 casos suspeitos.

O Conselho Nacional de Saúde Pública recomendou na quarta-feira que só devem ser encerradas escolas públicas ou privadas por determinação das autoridades de saúde.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.