Covid-19: Grupo que vai avaliar abastecimento de bens tem hoje primeira reunião

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar 2020 (Lusa) -- O Governo criou um grupo de acompanhamento e avaliação das condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e retalho, que tem hoje a primeira reunião, para avaliar a evolução da cadeia de abastecimento face ao surto de Covid-19.

Segundo informação divulgada hoje pelo gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, a primeira reunião do Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Setores Agroalimentar e do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado determinadas pelo Covid-19 decorrerá a partir das 14:30, eno Ministério da Economia, em Lisboa.

Segundo a mesma fonte, o grupo foi criado "face à necessidade de acompanhar e avaliar a evolução da cadeia de abastecimento nos setores agroalimentar e do retalho".

Entre os objetivos deste grupo está "a antecipação de eventuais situações de perturbação no provimento regular ou comportamentos individuais desproporcionais face às necessidades efetivas dos cidadãos", bem como "delinear, se necessário, medidas preventivas ou corretivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento".

Fonte oficial do ministério disse à Lusa que o grupo foi criado na quarta-feira.

A reunião de hoje vai contar com as presenças do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, e do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo.

Na quarta-feira, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) garantiu que não haverá problemas de produção e abastecimento de produtos alimentares, sobretudo de frescos como frutas, legumes, leite, carne e ovos, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Na altura, o responsável acrescentou que "há um esforço com as próprias cadeias das áreas de distribuição (...) para que não haja quebra de abastecimento de produtos".

No mesmo dia, fonte da Sonae MC disse à Lusa que o Continente 'online' tem registado um "crescimento das encomendas" após confirmação do surto de Covid-19 em Portugal, acrescentando que as equipas estão a ser mobilizadas para dar resposta à maior afluência.

Antes, na terça-feira, a APED tinha reportado um "ligeiro aumento da procura de produtos" nos super e hipermercados associado ao surto de Covid-19, mas garantiu que estas unidades estão a funcionar "com total normalidade".

"Até ao dia de hoje [terça-feira], quer o consumo, quer o abastecimento de produtos estão a decorrer com total normalidade, não existindo quaisquer limitações na aquisição de produtos. Esta situação é válida quer em loja física, quer nas plataformas 'online' dos nossos associados", referiu a APED numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

Segundo acrescentou, regista-se "apenas um ligeiro aumento da procura de produtos", num "comportamento semelhante ao registado em situações anteriores da mesma natureza".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

Em Portugal, o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

CSJ (DF/ALYN/PD) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".