Covid- 19: Câmara de Coimbra encerra todos os equipamentos municipais

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 12 mar 2020 (Lusa) -- A Câmara de Coimbra encerrou todos os equipamentos municipais, cancelou os eventos públicos promovidos pelo município, suspendeu feiras e reforçou a desinfeção das viaturas dos serviços de transportes urbanos, até 03 de abril, devido ao Covid- 19.

Atendendo a que se torna "necessário tomar medidas extraordinárias complementares para minimizar os efeitos da propagação" do surto epidémico de coronavírus, a autarquia cancelou "todos os eventos públicos" promovidos pela Câmara, como atividades culturais, desportivas e recreativas, espetáculos e atividades para grupos escolares, entre outras.

Equipamentos como a Casa da Cultura ou o Convento São Francisco, as piscinas municipais e o Pavilhão Multidesportos, o Estádio de Taveiro e a pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra ou o campo de futebol da Arregaça, por exemplo, ficam, assim, encerrados até 03 de abril, de acordo com o despacho do presidente da Câmara, Manuel Machado, emitido na quarta-feira.

Outra das medidas adotada pela Câmara é a suspensão da realização de certames "cuja abrangência não seja estritamente de cariz local", como as feiras de Artesanato Urbano, de Velharias, de Sábado (no Bairro Norton de Matos), e dos 7 e dos 23.

O Mercado Municipal D. Pedro V mantém-se, no entanto, "por enquanto", em funcionamento, mas com reforço das "ações de contingência e a sua divulgação já em curso", refere o mesmo despacho.

É igualmente mantido o acesso "aos locais de atendimento geral ao público da Câmara e dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra), reforçando a promoção da preferência por canais de atendimento não presencial, como sejam os Serviços Online, o telefone e/ou o correio eletrónico".

O "reforço da limpeza e desinfeção das viaturas dos SMTUC, instalação de doseador com solução desinfetante dentro dos autocarros e sensibilização para a aquisição atempada dos bilhetes evitando a sua compra a bordo", é outra das medidas adotadas pela Câmara de Coimbra.

Relativamente às escolas, "será cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com os agrupamentos escolares", sublinha o despacho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019, como pandemia.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Em todo o mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 124 mil pessoas e provocou mais de 4.500 mortos.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.