Covid-19: Candidatos à liderança da JSD suspendem iniciativas de campanha presenciais

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar (Lusa) - Os dois candidatos à liderança da JSD, Alexandre Poço e Sofia Matos, decidiram cancelar todas as iniciativas de campanha presenciais, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em comunicados separados colocados nas suas páginas das redes sociais na quarta-feira à noite, ambos apelam à responsabilidade dos jovens para evitar uma maior propagação da doença em Portugal.

"Apesar de não se ter conhecimento de nenhum caso confirmado de infeção por coronavírus nos militantes e simpatizantes da JSD, o nosso objetivo como um todo deve ser a redução da exposição da nossa comunidade e contribuir para conter a disseminação do vírus na população em geral. Assim, sem alarmismos, mas com responsabilidade, suspenderei todas as iniciativas presenciais de campanha, no âmbito da minha candidatura à liderança da Juventude Social Democrata", escreveu Alexandre Poço, atual vice-presidente da estrutura.

O deputado apela ao "bom senso e aos jovens que foram dispensados das suas atividades escolares e profissionais para ficarem em casa" e diz-se disponível para continuar a campanha via redes sociais ou por telefone, deixando até o seu contacto.

Também a atual secretária-geral da JSD, Sofia Matos, escolheu as redes sociais para anunciar que decidiu "suspender de imediato todas as ações físicas de campanha".

"Durante este período, a candidatura fará das plataformas digitais a sua casa, transformando-as no seu espaço de debate e discussão", assegura, deixando endereços das plataformas pelas quais poderá ser contactada, e até horários específicos para conversas virtuais.

A candidata e também deputada salienta que "a capacidade de adaptação a cada momento e situação é um enorme desafio", mas também "um forte contributo para minimizar o impacto desta ameaça".

Neste momento, também devido à pandemia, ainda não há data para a eleição do próximo líder da JSD, já que o processo de eleição de delegados (que deveria decorrer a 21 de março) está suspenso, o que fará também adiar o Congresso, inicialmente previsto para 17, 18 ou 19 de abril.

Sofia Matos, 29 anos, é atualmente secretária-geral da JSD e foi mandatária nacional para a Juventude do presidente Rui Rio na disputa interna pela liderança do PSD.

Natural da Trofa (Porto), a deputada, eleita pelo círculo do Porto nas legislativas de outubro, é advogada - licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto - e também presidente distrital da JSD desta cidade.

Alexandre Poço, 27 anos, natural de Oeiras (Lisboa) é consultor e um dos cinco vice-presidentes da JSD e líder da distrital de Lisboa desta estrutura.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foi eleito deputado nas últimas legislativas pela capital.

Nas recentes eleições internas, esteve inicialmente ao lado do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, tendo na segunda volta apoiado o antigo líder parlamentar Luís Montenegro.

A atual líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, completou recentemente 30 anos - idade limite para militar na 'jota', não se podendo recandidatar -, foi eleita em abril de 2018 e tornou-se então a primeira mulher a chefiar esta estrutura.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia. A OMS justifica a declaração de pandemia com "níveis alarmantes de propagação e de inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

Em Portugal, a Direção Geral da Saúde (DGS) atualizou na quarta-feira o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

SMA // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.