Covid-19: Politécnico do Porto suspende atividades letivas até 27 março

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 mar 2020 (Lusa) - O Instituto Politécnico do Porto, frequentado por cerca de 18.300 estudantes, suspendeu desde hoje e até 27 de março as atividades letivas em todas as suas escolas distribuídas por três campus, devido ao evoluir do surto de Covid-19.

"As dificuldades crescentes que se têm sentido no normal funcionamento das atividades letivas e a preocupação em assegurar condições idênticas para todos os estudantes, independentemente da escola ou da sua morada, aconselham a alteração das medidas que têm estado em vigor", justifica o Politécnico do Porto (P.Porto) num comunicado publicado na quarta-feira à noite na sua página da Internet.

Face à declaração do Covid-19 como pandemia, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), alteraram-se as circunstâncias que permitiam manter a regularidade das atividades letivas nas escolas, com as exceções conhecidas da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculos (ESMAE), no Porto, cujas atividades letivas já tinham sido suspensas na semana passada, e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), no campus 3, na zona do Tâmega e Sousa, encerrada esta semana, refere o P.Porto.

Além das atividades letivas presenciais, foram suspensos o funcionamento de bibliotecas, salas de estudo e espaços de convívio, bem como congressos, seminários e outros eventos, nomeadamente os que envolvam pessoas externas ao P.Porto.

Todas as atividades desportivas e culturais nas instalações do P.Porto e o atendimento presencial ao público, em todas as escolas e serviços, também estão suspensos.

No comunicado assinado pelo presidente da instituição, João Rocha, lê-se ainda que se mantêm em funcionamento a cantina do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), os bares dos Serviços Comuns (SC) e do campus 2 (localizado na linha fronteiriça da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que alberga a Escola Superior de Media Artes e Design e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo), encerrando-se todas as outras unidades alimentares.

Foram ainda suspensas todas as deslocações em serviço, incluindo as já autorizadas.

As escolas do P.Porto distribuem-se por três campus, com 24 centros de investigação, mais de 18 mil estudantes, 56 licenciaturas e os 62 mestrados.

A OMS declarou quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia, devido aos "níveis alarmantes de propagação e de inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Face ao avanço da doença, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Em Portugal, a Direção Geral da Saúde (DGS) atualizou quarta-feira o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).

O Conselho Nacional de Saúde Pública recomendou na quarta-feira que só devem ser encerradas escolas públicas ou privadas por determinação das autoridades de saúde.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou que esta recomendação "faz sentido" e que o encerramento de escolas será feito de forma casuística "analisando o risco, caso a caso, situação a situação".

PM // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.