Covid-19: Azores Rallye adiado

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 12 Mar 2020 (Lusa) -- O Azores Rallye, prova pontuável para o Campeonato Europeu de Ralis (ERC) e Campeonato de Portugal, foi adiado devido à pandemia de Covid-19, não existindo ainda nova data para a realização, anunciaram hoje os organizadores.

O Grupo Desportivo Comercial, responsável pelo rali, informou em comunicado que adiou a prova que iria ocorrer de 26 a 28 de março, devido às "medidas emanadas pela reunião extraordinária do Conselho de Governo dos Açores" e face à "evolução da pandemia do coronavírus".

"A organização do Azores Rallye procura agora, com a FIA [Federação Internacional do Automóvel], o Eurosport Events e a FPAK [Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting] definir nova data para a realização da edição 55 da prova, num anúncio que será efetuado tão breve quanto possível", lê-se no comunicado.

O grupo assinala que irá manter o "contacto permanente" com o Governo dos Açores e o Governo da República e lamentou "o transtorno causado aos concorrentes, jornalistas e entusiastas em geral".

"Grupo Desportivo Comercial lamenta o transtorno causado aos concorrentes, jornalistas e entusiastas em geral, tendo tomado esta decisão unicamente baseada na preservação da qualidade de saúde pública e do bem-estar de todos os envolvidos", destaca.

O Azores Rally, marcado para a ilha de São Miguel, nos Açores, iria ser a prova inaugural do campeonato da Europa de Ralis, sendo também uma prova pontuável para o campeonato de Portugal e o campeonato dos Açores de Rali.

Na quarta-feira, em reunião de Conselho de Governo Extraordinário, para analisar a situação relacionada com o Covid-19, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou que o executivo iria adiar para data posterior a 31 de março todos os eventos por si promovidos e recomendou que os eventos promovidos por outras entidades públicas ou privadas sejam também adiados para data posterior.

O Governo dos Açores declarou também o estado de alerta no arquipélago até ao dia 31, não excluindo a prorrogação deste prazo ou a passagem às fases seguintes previstas no plano relativo ao surto de Covid-19, nomeadamente o estado de contingência.

Nos Açores, não há ainda registo de casos positivos no que refere a esta pandemia.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Em Portugal, a Direção Geral da Saúde (DGS) atualizou na quarta-feira o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

RPYP (PPF)// PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.