Covid-19: Análises a segundo caso suspeito em Díli dão negativo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 12 mar 2020 (Lusa) - As análises realizadas a um paciente, em Díli, Timor-Leste, suspeito de ter contraído o Covid-19, deram negativas nos testes efetuados em Darwin, no Norte de Austrália, confirmou hoje a ministra interina da Saúde.

"Os resultados das análises feitas na Austrália confirmam que o segundo paciente suspeito deu negativo para Covid-19", disse Élia dos Reis Amaral numa declaração aos jornalistas.

"O suspeito está em boas condições, mantém-se em isolamento e, se continuar a ter sintomas, será sujeito a um segundo teste", sublinhou.

A governante anunciou o resultado numa declaração aos jornalistas no Palácio das Cinzas, sede do Ministério da Saúde em Díli.

Élia Amaral disse que o Ministério da Saúde, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com outros parceiros, "continuará a fazer a monitorização e supervisão de rotina da situação do caso suspeito".

O responsável da OMS em Timor-Leste, Rajesh Pandav, explicou à Lusa que o primeiro teste, conhecido como "teste interino" vai ser seguido por um novo "dentro de três ou quatro dias", já que o suspeito continua com sintomas e permanece na 'janela' de incubação.

O paciente, disse, teve contacto com "poucas pessoas" e viajou recentemente de Singapura e Bali e as autoridades têm uma lista de pessoas que estão a ser contactadas.

Além deste caso, acrescentou, foram enviados na semana passada dois outros testes feitos a dois cidadãos, um deles timorense, que estavam no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), e que deram também ambos negativo.

Os testes foram realizados a pedido do HNGV e apesar dos pacientes não serem formalmente considerados suspeitos.

O responsável da OMS recordou que os sintomas da Covid-19 "são comuns" a outros problemas respiratórios, que por sua vez são habituais em Timor-Leste.

Por isso, disse, no caso de paciente em Timor-Leste, o critério da OMS define que em casos como o do país, onde não há ainda transmissão local, os testes são feitos a pessoas que tenham problemas respiratórios e ou uma história de viagens a países com a doença ou que tenham estado em contacto com pessoas com Covid-19.

Já o diretor nacional dos Serviços Hospitalares e Ambulâncias, Nilton da Silva, disse à Lusa que o procedimento a seguir em Timor-Leste em casos de pessoas que tenham sintomas é contactar de imediato os serviços de saúde mais próximos.

"Ali será feita uma primeira 'check list' preparada para o coronavírus. Se o caso for suspeito será reportado à equipa de Covid-19 que dará os passos seguintes", explicou.

"Essa equipa decide se é ou não de alto risco e depois como o encaminhar", notou.

As autoridades, através das equipas de vigilância dos surtos, vão também estar em contacto com pessoas que tiveram contacto com o caso suspeito.

Este é o segundo teste confirmado negativo depois do caso suspeito de um cidadão italiano que esteve vários dias isolado em Díli.

Timor-Leste não tem ainda qualquer caso confirmado da doença.

 

ASP // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.