Covid-19: Vários detidos na China devido ao edifício que ruiu onde se cumpria quarentena

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 12 mar 2020 (Lusa) - As autoridades chinesas detiveram vários suspeitos como parte da investigação sobre o desabamento de um hotel utilizado para colocar pessoas em quarentena devido ao novo coronavírus, informou hoje a imprensa estatal.

Segundo a agência de notícias oficial Xinhua, as investigações preliminares revelaram "graves problemas na construção, reforma, exame e aprovação" do Hotel Xinjia, situado na cidade de Quanzhou, e que servia como local de quarentena para pessoas que tinham tido contacto próximo com infetados pelo Covid-19.

Mais de 70 pessoas estavam dentro do edifício, quando este ruiu, em poucos segundos.

O incidente causou pelo menos 28 mortos. Uma pessoa continua desaparecida, enquanto 42 foram resgatadas com vida.

Citado pela Xinhua, o vice-prefeito executivo de Quanzhou, Hong Ziqiang, disse que "os responsáveis pelo acidente foram detidos", mas não avançou mais detalhes.

O prédio foi sujeito a obras, ilegalmente, por várias vezes, segundo a agência.

A construção do edifício começou em 2013 e o espaço foi convertido num hotel em 2018.

Dois supermercados no primeiro andar estavam em obras e um pilar terá cedido alguns minutos antes, disse a Xinhua no domingo, citando as autoridades locais.

JPI // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.