Covid-19: Universidade do Porto suspende aulas presenciais por tempo indeterminado

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 11 mar 2020 (Lusa) -- A Universidade do Porto vai suspender as aulas presenciais nas 14 faculdades daquela instituição a partir de amanhã e por tempo indeterminado, para combater a propagação da epidemia da doença Covid-19, uma medida que afetará cerca de 32.000 alunos.

De acordo com um comunicado da Universidade do Porto, face à evolução da pandemia do novo coronavírus e "dado o clima crescente de dúvida e alarme social instalado que inviabiliza o normal prosseguimento" das aulas, esta instituição determinou "a suspensão de todas as atividades letivas presenciais" a partir de quinta-feira e "por tempo indeterminado".

Contactada pela agência Lusa, a Universidade do Porto informou que esta medida vai afetar cerca de 32.000 estudantes.

As 14 faculdades que integram a Universidade do Porto devem implementar "os meios de ensino à distância", medida que está prevista no plano de contingência desta universidade, "com caráter de urgência".

O funcionamento das bibliotecas e das salas de estudo também está suspenso, assim como os "eventos e atividades desportivas e culturas" nas instalações da universidade.

Contudo, a "rede de residências e cantinas universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto" vai continuar em funcionamento, "de forma a garantir o apoio indispensável aos estudantes e colaboradores" daquela instituição do ensino superior.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia.

Em Portugal, a Direção Geral da Saúde atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).

AFE // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).