Covid-19: Aumento de pessoas nas praias leva Autoridade Marítima a lançar alerta

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mar 2020 (Lusa) - A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou hoje para os cuidados que os cidadãos devem ter nas praias, dado o "considerável aumento de pessoas a frequentar" estes espaços devido às medidas preventivas para contenção do surto de Covid-19.

"A Autoridade Marítima Nacional alerta para a não ida a banhos e recomenda que deverão ser redobrados os cuidados na praia e a adoção de um comportamento de segurança", refere a AMN, num comunicado publicado na sua página na internet.

A AMN justifica este alerta com o facto de ter verificado "um considerável aumento de pessoas a frequentar as praias", na sequência da "adoção de medidas preventivas para a contenção da propagação do novo coronavírus".

"É importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de inverno, e as praias e zonas de costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, encontrando-se nelas fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros", avisa a AMN.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a epidemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, o encerramento de estabelecimentos de ensino e a realização de jogos de futebol sem público.

FAC // SR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.