Covid-19: Sindicato apela à "não adesão" dos trabalhadores de Braga à greve de quinta-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 11 de mar 2020 (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) apelou hoje aos trabalhadores do Hospital de Braga para a "não adesão" à greve agendada para quinta-feira e cancelou a concentração frente ao Ministério da Saúde.

Em comunicado enviado à Lusa, o STFPSN explica que o apelo tem em consideração "os recentes desenvolvimentos em torno da epidemia por infeção do COVID-19".

A manifestação marcada também para quinta-feira frente ao ministério da Saúde foi cancelada, avisa o sindicato.

"Assim, tendo em conta os apelos das autoridades nacionais de saúde e o interesse público superveniente, os profissionais de saúde do Hospital de Braga responderão afirmativamente a este apelo, com o seu elevado sentido de responsabilidade", aponta o texto.

O sindicato realça que os conflitos, que se prendem com aquilo que o sindicato considera uma "demora na Adesão ao Contrato Coletivo de Trabalho" por parte de todos s trabalhadores do Hospital de Braga, que até 01 de setembro de 2019 funcionou em Parceria Público Privada.

O STFPSN acusa no entanto de "autismo os responsáveis governamentais", uma vez que segundo explicou à Lusa o sindicalista Orlando Gonçalves "falta apenas a marcação de uma data para a marcar a adesão".

Na segunda-feira os trabalhadores do Hospital de Braga cumpririam um dia de greve contra a "discriminação salarial" e "o atraso" na adesão aqueles contratos.

JCR//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.