Covid-19: Bancos europeus pedem moratória para empresas em risco de liquidez

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 11 mar 2020 (Lusa) -- A Federação Europeia de Bancos (EBF, sigla em inglês), que representa 3.500 instituições bancárias europeias, apelou hoje para a criação de uma ferramenta de moratória para empresas em risco de liquidez por causa do novo coronavírus.

Numa carta enviada ao final da tarde à Comissão Europeia, ao Banco Central Europeu e à Autoridade Bancária Europeia, os bancos representados pela EBF pedem aos reguladores e supervisores medidas para "poderem trabalhar construtivamente com os mutuários e outros clientes nas comunidades afetadas", o que implica "flexibilidade para contornar as barreiras impostas pela regulamentação para financiar os mutuários em dificuldades temporárias".

Em concreto, a EBF propõe a criação de "uma ferramenta de moratória para os devedores sólidos que enfrentam desafios de liquidez relacionados com os efeitos do Covid-19", o que permitiria aos bancos "reestruturar o cronograma de pagamentos desses mutuários afetados [...], sem prejudicar a sua avaliação prudencial".

A ideia é que esta ferramenta seja "aplicada a empresas viáveis e resilientes que enfrentam temporariamente desafios de liquidez devido a circunstâncias excecionais", acrescenta a federação.

Na missiva enviada aos reguladores e supervisores europeus, a EBF fala numa situação de "emergência global" criada pelo novo coronavírus, que cria "sérios desafios à economia".

"As empresas, e especialmente as Pequenas e Médias Empresas [PME], já estão a enfrentar fortes choques no lado da procura e da oferta. Espera-se que esses impactos aumentem, sendo que, ao mesmo tempo, os nossos clientes enfrentam obrigações de pagamento contínuas com fornecedores, funcionários, autoridades fiscais e bancos", retrata a EBF.

No que toca às PME, a EBF vinca então que "os supervisores devem garantir que a liquidez dos bancos está disponível", admitindo extensões temporárias de liquidez e limites de crédito adicionais a estas companhias para evitar interrupções nas cadeias de valor e, consequentemente, atrasos nos pagamentos.

"Os bancos EBF continuam comprometidos em ajudar a economia europeia a superar as dificuldades temporárias impostas pelo surto de coronavírus, [mas] para esse esforço ser verdadeiramente eficaz exigirá uma coordenação estreita e intensa entre as autoridades públicas e os bancos", adianta a federação.

Instando a uma "responsabilidade conjunta" da banca, a federação apela a "três ações coordenadas em três etapas".

Estas traduzem-se, em primeiro lugar, em "decisões imediatas para evitar efeitos adversos de liquidez nas empresas e famílias europeias durante as próximas semanas".

A estas acrescem "ações de médio prazo para garantir a continuação da concessão de crédito pelos bancos" e ainda "medidas para atenuar os efeitos prudenciais sobre os bancos no próximo ano", adianta a missiva.

A EBF agrega 32 associações bancárias nacionais na Europa --- entre as quais a Associação Portuguesa de Bancos --- que, ao todo, representam cerca de 3.500 bancos europeus

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

ANE // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.