Denúncia para a PSP travou assalto a banco em Tires

| País
Porto Canal / Agências

Cascais, 24 mar (Lusa) - Uma denúncia para a esquadra da PSP de Trajouce esteve na origem da detenção de dois homens que assaltaram hoje de manhã uma dependência bancária em Tires, no concelho de Cascais, revelou a polícia.

O assalto, explicou o subintendente Luís Ribeiro, da Divisão da PSP de Cascais, deu-se "cerca das 08:53" na agência do Banif na Rua Prof. Padre Agostinho Silva, em Tires. Uma mulher que passava na via pública alertou a esquadra de Trajouce para a ocorrência "de um possível assalto" e quando a PSP mobilizou meios para o local comprovou que estavam "dois elementos dentro do banco com revólveres", acrescentou o responsável policial.

"Um saiu logo quase de seguida, com uma senhora como refém", adiantou Luís Ribeiro, esclarecendo que o homem, com cerca de 30 anos, percorreu uma centena de metros até uma viatura, ora apontando a arma à cabeça da mulher, ora aos agentes que o cercavam.

Junto da carrinha Audi em que tencionava fugir, o assaltante ainda conseguiu "ligar a ignição", sempre protegido atrás do corpo da refém. No entanto, de acordo com o subintendente, a mulher "terá escorregado" e deixou de estar presa pelo braço do agressor, "que ficou mais exposto" e foi então atingido por dois disparos das autoridades.

O assaltante sofreu ferimentos na zona do abdómen e foi transportado para o Hospital São Francisco Xavier, onde deu entrada para o bloco operatório. O companheiro, segundo Luís Ribeiro, acabou por não oferecer resistência e entregou-se após largar o revólver. Ambas as armas, segundo o subintendente, se encontravam "devidamente municiadas e prontas a disparar".

Na posse do detido foi apreendida uma mochila com dinheiro do banco, em montante ainda não revelado, mas "que pesava bastante", disse uma fonte policial.

O comandante da esquadra de Trajouce, Vítor Antunes, estimou que tenham sido deslocados para o local três dezenas de elementos, incluindo do grupo de intervenção rápida e das brigadas anticrime.

Na dependência do Banif encontravam-se quatro funcionários e, para além da refém, outro empregado também terá sido agredido, embora sem gravidade.

A PSP não revelou a nacionalidade dos detidos, ambos com cerca de 30 anos. Luís Ribeiro apenas esclareceu que o assaltante ferido "falava francês" e o outro reside "num concelho vizinho" de Cascais, escusando-se a revelar qual.

Um dos detidos vai ser apresentado na terça-feira para primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Cascais. As investigações foram entregues à Polícia Judiciária.

LYFS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).