Venezuela, Honduras e Panamá premiados por luta contra a fome

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 17 jun (Lusa) -- Os presidentes da Venezuela, Honduras e Panamá, Nicolás Maduro, Porfirio Lobo e Ricardo Martinelli, respetivamente, receberam no domingo, em Roma, diplomas da FAO pelo cumprimento dos objetivos do "Desafio Fome Zero" nos seus países com dois anos de antecedência.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), atualmente dirigida pelo brasileiro José Graziano da Silva reconheceu o feito alcançado por 38 países nos objetivos do "Desafio Fome Zero", programa lançado em 2012 pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, para cumprir até 2015.

Entre os objetivos do "Desafio Fome Zero", figuram o pleno acesso a uma alimentação adequada, evitar a desnutrição das crianças, assegurar a sustentabilidade do sistema alimentar, aumentar a produtividade ou evitar o desperdício de alimentos.

Entre 38 estados, 20 cumpriram o chamado Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM-1), de reduzir para metade a proporção de pessoas que sofriam de fome entre 1990-1992 e entre 2010-2012, e os 18 restantes cumpriram esse objetivo e o estipulado na Cimeira Mundial sobre a Alimentação de reduzir para metade o número de pessoas desnutridas desde 1996.

Apesar dos avanços, a FAO advertiu que a fome continua a ser um dos problemas do planeta, com 870 milhões de pessoas subnutridas.

FV // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.