Mercados esperam que BCE atue para enfrentar crise do coronavírus

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 11 mar 2020 (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se na quinta-feira e os mercados esperam que atue para enfrentar os novos riscos económicos que surgiram com a expansão do coronavírus.

Esta reunião destinada a analisar a política monetária da zona euro tem lugar num momento de grande incerteza, uma vez que ainda não são conhecidas as implicações económicas da crise do coronavírus e pode ser o primeiro grande teste à liderança de Christine Lagarde.

Na segunda-feira, as bolsas europeias registaram grandes quedas, com os mercados a recearem uma recessão na sequência da epidemia, um medo agravado ainda pela forte descida do preço do petróleo depois de a Arábia Saudita e a Rússia não terem chegado a acordo sobre um corte na produção.

Os Estados Unidos e a União Europeia decidiram adotar estímulos fiscais e medidas de apoio às empresas mais afetadas, enquanto a Reserva Federal norte-americana (Fed), o Banco do Canadá, o banco central da Austrália e hoje o Banco de Inglaterra decidiram baixar as taxas de juro.

O mercado prevê que o BCE baixe as taxas de juro, mas há opiniões de analistas a considerar que o corte não vai ajudar muito a economia e pressionará ainda mais os bancos, defendendo que o mais importante é apoiar as empresas de setores que estão a ser afetados pelo coronavírus para evitar que problemas de liquidez se convertam em problemas de solvência e levem a falências e desemprego.

Segundo alguns analistas, as medidas mais favoráveis são as compras de obrigações de empresas e uma flexibilidade nas condições de financiamento a um prazo bastante longo para empréstimos a pequenas e médias empresas.

O mercado está a antecipar que haja um corte na taxa de depósitos, que já está em -0,50%, para -0,60%.

Dada a valorização do euro que ocorreu depois de a Fed baixar as taxas de juro, "não ceder a pressões do mercado pode prejudicar a competitividade na zona euro", segundo o economista-chefe do AXA Group, Gilles Moëc, citado pela agência Efe.

Para Franck Dixmier, da Allianz Global Investors, "numa altura em que piora a crise do mercado de valores e foram adotadas medidas de contenção maciça em Itália, que devem ser adotadas gradualmente noutras partes da Europa, o BCE não pode deixar de atuar".

Os analistas também esperam que o BCE reveja em baixa as suas previsões de crescimento e inflação.

Em dezembro, o BCE previu um crescimento de 1,1% em 2020 e de 1,4% em 2021 e 2022, com uma inflação de 1,1% este ano, de 1,4% no próximo e de 1,6% em 2022.

EO // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.