Covid-19: Guimarães encerra equipamentos públicos e cancela espetáculos

Covid-19: Guimarães encerra equipamentos públicos e cancela espetáculos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Guimarães decidiu cancelar a partir de hoje eventos públicos promovidos pelo município e encerrar equipamentos culturais, desportivos e feiras devido ao surto de Covid-19, o que afeta concertos como o de Camané e Mário Laginha.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, a autarquia refere que, como medidas para prevenir a proliferação de Covid-19, até 05 de abril são encerrados espaços como a Biblioteca Municipal Raul Brandão e respetivos polos, Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória de Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Loja Oficina, Curtir Ciência - Ciência Viva de Guimarães, piscinas municipais, os pavilhões Multiúsos, Inatel e Academia de Ginástica.

É ainda restringida a utilização externa dos pavilhões escolares.

O encerramento dos espaços culturais levou ao cancelamento ou adiamento de toda a programação cultural a cargo da autarquia e nos espaços por ela geridos, pelo que o festival literário Húmus, a decorrer até sábado, "será reagendado", segundo disse à Lusa fonte da autarquia.

Quanto à programação do Centro Cultural Vila Flor, esta medida de prevenção afeta a realização dos concertos de Camané e Mário Laginha, Afonso Cabral e Matt Elliot, assim como as atividades previstas para as férias da Páscoa, situação que se repete na Casa da Memória com as Oficinas previstas a serem canceladas.

Quanto ao pavilhão Multiúsos, são assim cancelados os espetáculos de Rui Sinel De Cordes, Ana Carolina, o Levanta-te e Ri e o concerto de Michel Teló.

O comunicado da autarquia refere também a "suspensão de todas as feiras no território concelho: Feira Retalhista de Guimarães (sextas-feiras), Pevidém e São Torcato (sábados), Caldas das Taipas (segundas-feiras) e o Mercado da Segunda Mão, de domingo a 05 de abril.

A autarquia de Guimarães cancelou ainda "todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural ao edifício da Câmara Municipal", sendo que apela a que os serviços camarários sejam procurados "apenas para situações urgentes".

A reunião descentralizada agendada para Selho S. Lourenço/Gominhães é também desmarcada, pelo que o executivo irá reunir-se no local habitual.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos, tendo infetado mais de 117 mil pessoas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 59 em Portugal, mais 18 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje com dados atualizados às 00:00, há 83 casos que aguardam resultado laboratorial. No total, desde o início da epidemia, registaram-se 471 casos suspeitos.

Segundo a DGS, há ainda 3.066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, um aumento face aos 667 divulgados na terça-feira.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com três casos confirmados da doença.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento em quarentena.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.