Covid-19: 46 turistas em cruzeiro no Egito repatriados para os seus países

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luxor, Egipto, 11 mar 2020 (Lusa) -- Um grupo de 46 turistas franceses e norte-americanos retidos num cruzeiro em Luxor, no Egito, desde sexta-feira devido ao novo coronavírus foi repatriado durante a noite de terça para quarta-feira, disse o Ministério do Turismo.

"Um grupo de 46 turistas franceses e americanos deixou o navio de cruzeiro (...) onde foram registados 45 casos positivos" em centenas de pessoas que se encontravam a bordo.

Hoje de manhã, 18 turistas indianos também foram transferidos para o aeroporto do Cairo para serem repatriados, segundo Abdel Fattah el-Sisi, o presidente da autoridade fiscalizadora das instalações turísticas.

Estes seriam os últimos passageiros estrangeiros no "A-Sara", o navio cruzeiro atracado em Luxor desde a semana passada devido a contaminações de Covid-19.

"Estes estrangeiros deixaram a região de Luxor e foram repatriados (...) a pedido dos seus países e em coordenação com a OMS", disse o ministro da Saúde na terça-feira à noite noutro comunicado.

Um dos franceses que estava a bordo do A-Sara, Lucas Bonnamy, confirmou que foi retirado juntamente com os outros turistas franceses e americanos que estavam na embarcação.

No entanto, nenhuma fonte oficial francesa ou americana confirmou hoje de manhã as nacionalidades dos turistas repatriados.

"Regressámos a França", confirmou Bonnamy numa mensagem à agência noticiosa francesa, AFP, antes de especificar que os turistas receberam instruções para fazerem as suas malas por volta das 16:00 de terça-feira (14:00 em Lisboa).

"Depois de uma hora, de esperar e de assinar papéis, fomos levados (escoltados) pela polícia até ao aeroporto de Luxor", disse, acrescentando que depois foram transferidos para o Cairo e depois para Paris.

Segundo Bonnamy, os familiares que se encontram hospitalizados no Egipto "estão bem".

Trinta e três turistas a bordo do cruzeiro, dos quais 14 são franceses, foram hospitalizados neste fim de semana.

Terça-feira à noite, o ministro da Saúde indicou que 25 das 45 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus no cruzeiro A-Sara, testaram negativo no segundo teste.

Esta semana, um grupo de 43 portugueses ficou retido no cruzeiro "MS Princess Sarah" em Luxor, enquanto aguardava pelos resultados de análises de despiste do novo coronavírus.

Depois de não terem sido confirmados casos de Covid-19, os portugueses foram rapidamente libertados e continuaram viagem, tendo já regressado a Portugal.

SZCAN/FPA // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.