Covid-19: Viana do Castelo avança com plano de recuperação e reativação económica

Covid-19: Viana do Castelo avança com plano de recuperação e reativação económica
| Norte
Porto Canal com Lusa

A câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) desencadearam hoje a elaboração de um plano de recuperação e reativação económica para "mitigar" o impacto que o surto de Covid-19 está a ter na economia local.

Em comunicado enviado à imprensa, a autarquia da capital do Alto Minho adiantou ter sido hoje feita "uma primeira avaliação" dos prejuízos que o surto do novo coronavírus "está a ter no comércio local, alojamento e restauração".

"Neste momento está a ser elaborada esta avaliação para serem encontradas medidas mitigadoras para, posteriormente, ser criado um plano de recuperação e reativação económica de Viana do Castelo", sustenta a nota.

Segundo o município, a decisão de avançar com a elaboração daquele plano resultou "das diversas medidas impostas para contenção e prevenção do surto de Covid-19, que obrigaram, por exemplo, ao cancelamento de eventos e ao encerramento de diversos espaços".

De acordo com a autarquia presidida pelo socialista José Maria Costa, "a atividade do tecido empresarial de Viana do Castelo está assente em pequenas e médias empresas, muito exposta ao turismo, sobretudo de caráter transfronteiriço, e que pode ser afetado pelo cancelamento de reservas de hotéis e de restaurantes, temendo-se também a diminuição da atividade do comércio local".

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção por Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Segundo a DGS, há ainda 667 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do país, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.